Home > Carnavais > Unidos do Peruche aposta em seu enredo exaltando a cidade de Salvador para conquistar o título do grupo especial de São Paulo.

Unidos do Peruche aposta em seu enredo exaltando a cidade de Salvador para conquistar o título do grupo especial de São Paulo.

 

Unidos do Peruche terceira escola a desfilar esta noite, trouxe para a avenida a alegria de salvador. Com o enredo A Peruche no maior axé, exalta Salvador, cidade da Bahia Caldeirão de Raças, cultura, fé e alegria. Abre-alas teve um pequeno imprevisto no inicio do desfile, mas nada que comprometesse a sua entrada na avenida. Destaque para as alegorias, casais de mestre-sala e porta-bandeira e baianas. A escola terminou o seu desfile no sambódromo do Anhembi em 1h02 minutos dentro do regulamento estabelecido.

Em reportagem a SASP, o carnavalesco Murilo Lobo diz que a Peruche vem crescendo e vem se fortalecendo, disse também que escola conseguiu chegar no propósito em que a Peruche tem condições de fazer e que está muito feliz em fazer parte disso tudo.

Comissão de Frente

A comissão de frente levantou a arquibancada do Anhembi com coreografias alegres e interativas. Contou com um elemento cenográfico como um caldeirão  que representa o símbolo do enredo e permitia a entrada e saída dos bailarinos diversificando os cenários apresentados. A comissão apresentou 36 bailarinos que foram apresentados em dois momentos, o primeiro foi à representação do naufrágio do Navio de Diego Alvares, seu encontro com os índios Tupinambás, sua transformação em Caramurú, seu casamento com a índia Paraguaçu e a morte de índia Moema. No segundo ato, surgirão ícones da cultura baiana como Jorge Amado, Glauber Rocha, Caetano, Gil, Bethânia e Gal , Rui Barbosa, Castro Alves, Raul Seixas, Dorival Caymi, além das figuras de irmã Dulce e da Mãe de Santo, o Senhor do Bonfim e alguns orixás. a comissão realizou suas coreografias corretamente, porém um dos componentes da comissão, deixou o seu adereço de mão cair no segundo setor.

Mestre-sala e Porta-bandeira

O casal de mestre-sala e porta-bandeira Thais Paraguassu e Fabiano Dourado se apresentaram de forma belíssimas com uma fantasia rica em detalhes e muito luxuosa. A fantasia do casal representavam a chegada de Diego Alvares, o caramuru na corte francesa para o batizado da índia que se tornaria Catarina do Brasil e seu casamento com Diogo formando então a primeira família brasileira. O casal sorriso como cumpriu todos os quesitos proposto na dança do mestre-sala e porta-bandeira de forma clássica e muito sincronizada. Todos os casais da agremiações estavam muito bem vestidos.

Samba e Bateria

A bateria comandada pelo mestre Cal realizou suas bossas de acordo com o samba enredo, porém oscilou seu andamento, a batucada perucheana iniciou com 148, e durante a entrada no recuo caiu para 145, algumas paradinhas foram executadas propositalmente para corrigir o bit. A bateria veio representando os “Caciques da Batucada” e homenagearam o cantor baiano Carlinhos Brown. Destaque para a Rainha da bateria Stephanye Cristinie que estava muito bem vestida com uma luxuosa fantasia.  A Unidos do Peruche trouxe em seu samba enredo a exaltação da cidade de Salvador, lugar extraordinário, recheados de culturas e diversidades. O samba tinha uma letra de fácil entendimento e fez a arquibancada levantar.

Harmonia e Evolução

Todos os componentes da escola cantaram o samba de forma estável durante todo o desfile. A evolução da agremiação ocorreu de forma tranquila, controlada pelos harmonias e sem oscilar durante o desfile, porém ouve pequenos buracos entre a ala das baianas e a terceira alegoria e a escola pode ser penalizada no quesito evolução. Os espaçamentos das alas estavam corretos e estavam muito bem enfileiradas.

Alegorias e Fantasias

A Unidos do Peruche trouxe para a avenida cinco belíssimas alegorias ricas em detalhes, coloridas muito bem iluminadas. O abre-alas que representa o Cortejo marinho e o Paraíso tropical veio com cavalos marinhos e interagia com a ala da frente que veio representando O mar da baía de todos os santos. A alegoria também soltou na entrada da avenida balões em forma de pombos da paz. A quarta alegoria veio com o telão apagado e também deve sofrer uma pequena penalização. Destaque para a quarta alegoria que vinha representando A negritude que jamais se apagará. O carro teve a presença de composições teatrais que vieram encenando dois atos, os primeiros mostraram o antigo pelourinho colonial com os negros açoitados. E no segundo ato as paredes giravam e mostravam a alegria e as cores vivas do povo festivo e receptivo acompanhados dos personagens da literatura baiana. As fantasias estavam muito bem elaboradas e sem falhas nos acabamentos, todas as alas e composições estavam muito bem vestidas. As fantasias cheias de detalhes e muito coloridas deram um enorme visual ao desfile da Unidos do Peruche.

Enredo

A agremiação trouxe para a avenida o enredo exaltando a alegria da cidade de Salvador e suas diversidades. O enredo foi claramente apresentado ao público em seu desfile oficial com alegorias e fantasias muito bem executadas de acordo com o enredo.

 

 

 

 

 

Botequim da SASP