Home > Carnavais > Carnaval 2018 > Rainha de bateria deficiência auditiva sente o pulsar da batucada

Rainha de bateria deficiência auditiva sente o pulsar da batucada

Spread the love

Por Fernando Henrique

O samba é um dos poucos lugares da sociedade em que há inclusão de fato. Um exemplo disso, vem da escola de samba Unidos de Santa Bárbara, que atualmente desfile pelo grupo 1 do carnaval paulistano, que tem como Rainha de Bateria a pequena Maysa Vitória, de apenas 13 anos, Até ai nada demais, já que diversas meninas nessa idade já tiveram esse privilégio, porém Maysa é especial. A garota nasceu com uma deficiência auditiva, que comprometeu 50% de sua adição.

A história dela na Tempestade do Samba começou ainda criança, quando passou a integrar a ala de passista, O carisma e o samba no pé logo chamaram a atenção da diretoria da escola, que há três anos fez um convite para ela virar Rainha de Bateria. Talvez muitos não se atentaram na deficiência auditiva de Maysa, já que isso não se tornou um obstáculo na comunicação dela com os demais, pois ela consegue se comunicar sem usar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). “Quero fazer o meu melhor, escuto baixinho, mas é o suficiente pra sambar”, contou a pequena Maysa. Além do posto de rainha na Santa Bárbara, ela ainda é passista mirim da escola de samba Acadêmicos do Tatuapé, campeã do grupo Especial em 2017.

Nascida na capital paulista e vizinha da agremiação, a família nunca pensou em desfilar em uma escola de samba e, só se interessaram quando começaram a ver os ensaios de rua da Santa Bárbara, e assim, depois de muito tempo fizeram parte da comunidade. “Sempre acompanhei minha filha em todos os eventos que ela é chamada, além de acompanha-lá na fonoaudióloga, que nos orienta sobre a proteção auricular, por conta do barulho da bateria. Mas isso em nenhum momento atrapalha a audição justamente por ela usar o aparelho”, conta Juliana, mãe de Maysa.

Em 2018, a Unidos de Santa Bárbara levará para o sambódromo do Anhembi o enredo O Baile dos 200 anos da Revolução Pernambucana. O carnaval do Leão Coroado – Alceu Valença, na segunda-feira de carnaval, no dia 12 de fevereiro.