Home > Escolas de Samba > Barroca Zona Sul > Por dentro dos Enredos: Barroca de volta ao Acesso para apresentar a magia da folia

Por dentro dos Enredos: Barroca de volta ao Acesso para apresentar a magia da folia

Spread the love

O maior e mais lindo enredo de sua história. Essa é a promessa, pelo menos expressada na sinopse, da Barroca Zona Sul para o carnaval 2018. Desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Xuxa, “Carnevale… A magia da folia” será o tema de enredo que a Verde e Rosa da Zona Sul irá levar para a Avenida no domingo de carnaval, em seu retorno ao Grupo de Acesso, e que será um pouco mais apresentada na segunda matéria da série “Por dentro dos Enredos”.

OUÇA AQUI O SAMBA DA BARROCA

O enredo da Faculdade do Samba fará uma viagem para ilustrar os festivais de carnaval ao redor do mundo. Como as festas são celebradas nos mais diferentes países, nas mais diferentes culturas e suas relevâncias culturais para cada povo que a comemora.

O desfile irá começar a bordo de um calhambeque, fazendo menção ao corso carnavalesco, tradicional festa europeia onde foliões desfilavam em automóveis ornamentados e que deu origem ao que hoje conhecemos como o desfile das escolas de samba, com os grandiosos carros alegóricos substituindo os calhambeques. Logo na sequência, o enredo da Verde e Rosa já promete uma homenagem especial às escolas de samba do carnaval brasileiro, com uma coroação do Rei Momo e a presença dos personagens mais famosos do carnaval, como arlequins, pierrôs e colombinas.

 

Depois, o passeio da Barroca é pela América. O candombe uruguaio, a diablada boliviana, as marimondas colombianas, a soca em Trinidad e Tobago, o carnaval de inverno do Canadá e o mardi gras de Nova Orleans, nos Estados Unidos, serão lembrados no segundo setor da agremiação.

Logo na sequência, a viagem da Barroca chega ao Velho Continente. A Batalha das Flores na França, o entrudo português, o carnaval de Colônia da Alemanha, o desfile das lanternas na Suíça, o desfile sobre as gôndolas e os bailes dos mascarados em Veneza, o carnaval da Eslovênia e a Festa do Sol na Rússia serão lembrados.

Por fim, alguns outros povos fora do eixo Europa-Américas serão lembrados. A África, berço e influência da festa popular no Brasil, o maior carnaval gay do mundo na Austrália, a festa de Asakusa no Japão e o Ano Novo chinês encerram o desfile da Verde e Rosa no carnaval 2018.

Longe do Grupo Especial desde 2005, a Barroca Zona Sul abre os desfiles do Grupo de Acesso no domingo de carnaval, no Sambódromo do Anhembi. A última vez que a Faculdade do Samba conquistou um título do Acesso foi em 2002.

Na próxima segunda-feira, 16, teremos a terceira matéria da série “Por dentro dos Enredos”. Será a vez da Filial do Samba, a Unidos do Peruche

Botequim da SASP