Conheça agora os enredos de 2026 do Carnaval de Santos. O Carnaval Santista ocorre nos dias 6 e 7 de fevereiro, no Sambódromo Passarela do Samba Dráusio da Cruz. Ao todo são 15 escolas se apresentando em duas noites. A noite de desfiles inicia pelo Grupo de Acesso, que tem ao todo 7 escolas, após isso, as escolas do Grupo Especial, se apresentam. Na primeira noite, apresentam 3 escolas do Grupo de Acesso e 4 do Grupo Especial, já na segunda noite, são 4 do Acesso e 4 do Especial.
Enredos do Grupo de Acesso do Carnaval de Santos
Brasil
A Brasil busca o retorno à elite do Carnaval Santista com o enredo “Hoje é dia de Brasilidades”, exaltando a cultura e a diversidade do país. A escola passará pelos verdes da Floresta Amazônica, pelas comidas típicas, como a feijoada e o acarajé, pelos marcos da arquitetura e pelos ritmos musicais que embalam o país, como o funk e o samba, além de danças como a ginga e a capoeira.

Império da Vila
Para o Carnaval 2026, o Império da Vila apresentará a luta e a força feminina com o enredo “Maria – As Faces da Mulher”. A agremiação homenageará as múltiplas “Marias” que vivem no Brasil, dando voz e reconhecimento àquelas que foram invisibilizadas durante a história do país e transformando seu desfile em um palco de resistência, beleza e ancestralidade.

Bandeirantes do Saboó
O mundo dos contos de fadas invadirá a avenida com o desfile da Bandeirantes do Saboó e o enredo “Alice no Carnaval das Maravilhas – Loucura é não Sambar”. A escola se inspira na obra de Lewis Carroll para buscar a volta ao Grupo Especial, trazendo Alice do País das Maravilhas diretamente para o Sambódromo.

Imperatriz Alvinegra
A Imperatriz Alvinegra promoverá a junção do Carnaval com o São João em 2026. Com o enredo “No Puro Sangue do Maior São João, a Imperatriz vem Balançar o Sertão!”, a escola desfilará ao som da sanfona de Luiz Gonzaga e sob o brilho das fogueiras juninas. O desfile fará referência aos arraiais que ocorrem em todo o país, celebrando a cultura que transforma o Nordeste no palco do maior São João do mundo.

Dragões do Castelo
Para 2026, a Dragões do Castelo apostará nos amuletos com o enredo “Não adianta Mandinga, muito menos Olho Gordo… Dragões do Castelo, olha nós aí de novo!”. O desfile retratará ritos populares de proteção, como o Olho Grego, talismã contra o mau-olhado, e o Banho de Arruda, prática de limpeza espiritual utilizada para afastar energias negativas.

Unidos da Zona Noroeste
No Carnaval 2026, a Unidos da Zona Noroeste levará a história para a avenida com o enredo “Falsa Abolição -Somos os netos dos negros que vocês não conseguiram matar”. A escola revisitará a época da escravidão e a assinatura da Lei Áurea com a visão da marginalização, trazendo um denso contexto histórico e social para o desfile.

Sangue Jovem
A Sangue Jovem revisita sua própria história ao reeditar o Carnaval de 2006. A escola homenageará o Santos F.C., clube que carrega o nome da cidade e de sua torcida. O enredo “Santos Futebol Clube, o Maior Espetáculo da Terra” volta à avenida 20 anos depois. Em 2006, a agremiação foi campeã em um empate triplo com Padre Paulo e Brasil. O desfile exalta as conquistas e presta uma homenagem ao “Peixe”.

Enredos do Grupo Especial
União Imperial
Abrindo os desfile do Grupo Especial do Carnaval de Santos em 2026, a União Imperial trará a ancestralidade. Com o enredo “A Consagração em Orixá: Renascer em ‘União’, é a Chave da Vida”, a escola mostrará como a ancestralidade pode ser usada como fonte de inspiração. A agremiação vai exaltar os protetores de fé em seu desfile, fazendo uma viagem ancestral e ressaltando a sua história de resistência.

Real Mocidade Santista
E a cidade que hospeda os desfiles não ficará de fora este ano, a Real Mocidade Santista vai homenagear Santos. Com o enredo “Santos 480 anos – Mundaréu do povo, cultura em revolução”, a agremiação vai exaltar a cidade-poema litorânea, com seu legado artístico de mais de 4 séculos.

Vila Mathias
Vila Mathias, que retorna ao Grupo Especial em 2026, vai celebrar a figura simbólica de Pai Felipe, o Rei Batuqueiro, como um herói ancestral ligado à resistência negra, à religiosidade afro-brasileira e ao nascimento do samba, com o enredo “Vila Mathias Coroa o Rei Batuqueiro”.

Independência do Casqueiro
Para seu jubileu de ouro, a Independência do Casqueiro levará o enredo “No Reino das Fábulas, Era Uma Vez O Encanto”. O desfile será um legítimo conto de fadas, contados pelo seu personagem principal, o Grilo Falante, símbolo da escola. A agremiação abrirá grandes livros e vai percorrer pelo universo das fábulas e contos infantis.

Mocidade Independente de Padre Paulo
Já a Mocidade Independente de Padre Paulo, vai apresentar o enredo “Guerreiro Menino e a Jornada ao Eldorado Social”. O tema será uma homenagem ao professor de Educação Física e fundador da UACEP (União de Amparo à Comunidade de Escolas Públicas), Alex Tadeu. A agremiação contará a trajetória de Alex, que nasceu e cresceu na comunidade do BNH, no bairro Aparecida, transformando a sua realidade através de projetos sociais voltados ao esporte e à cultura para os jovens das periferias.

Mocidade Amazonense
Para o Carnaval de Santos 2026, a Mocidade Amazonense vai mergulhar no mistério, na força dos rituais e na magia ancestral. Com o enredo “Enawenê Amazonawê – O Feitiço Da Amazonense Tem Poder”, a escola vai atravessar os tempos, unindo saberes ancestrais e faz da floresta o palco da magia.

X-9
A campeã do Carnaval de Santos em 2025, a X-9, vai apresentar o enredo “Eu Vim Aqui Pra Te Mostrar Que O Mar Esta Em Todo Lugar!”. A agremiação vai trazer para a avenida os mares, oceanos e falar sobre a preservação do nosso maior bem.

Unidos dos Morros
Fechando os desfiles do Carnaval de Santos 2026, a Unidos dos Morros vai jogar no bicho. Com o enredo “O Bicho Nosso de Cada Dia – Um jeitinho brasileiro de sonhar”, a agremiação vai apostar no jeitinho brasileiro na jogatina popular brasileira que atravessa gerações.

Os desfiles ocorrem no Sambódromo Passarela do Samba Dráusio da Cruz – Castelo, Santos, nos dias 6 e 7 de fevereiro. Você pode conferir a ordem dos desfiles em cada noite aqui.