As 22 agremiações pertencente aos grupos Especial e de Acesso já gravaram suas faixas para o CD Duplo com os sambas-enredos 2019, que está sendo produzido pela Liga Independente das Escolas de São Paulo.
O processo começou em 28 de setembro, com a Acadêmicos do Tatuapé, e foi realizado na Fábrica do Samba, em uma tenda especialmente montada para a gravação “ao vivo” das faixas, assim como foi feito no CD do último carnaval. A novidade para 2019, é que também haverá videoclipes de cada faixa.
A primeira fase da produção do CD 2019 terminou na última segunda-feira (8), com as gravações das faixas da Rosas de Ouro e Vai-Vai. Nesta fase, os produtores do disco priorizaram a captação do áudio e vídeo das baterias e coral de cada agremiação. Todo esse processo pode ser acompanhado pelo público, já que a Liga transmitiu em suas redes sociais todas as gravações.
Agora começa uma nova fase dentro do estúdio e para explicar esse processo, a reportagem da SASP conversou com Marcelo Casa Nossa, responsável pela produção do disco:
“Depois de 10 dias gravando na tenda da Fábrica do Samba, passamos para uma nova etapa, no qual iremos levar o que gravamos na tenda para o estúdio e completar as faixas captando os instrumentos harmônicos (cavaco, violão e outros instrumentos) e as vozes dos intérpretes oficiais de casa agremiação”, explicou.
Marcelo também falou sobre as gravações na Fábrica do Samba e a importância da participação das comunidades de cada escola. “Foram 10 dias de energia e felicidade na gravação das baterias. Uma diferente da outra, cada uma com sua identidade, sua cara. Cada cantor e coral das comunidades que por ali passaram, nos trouxeram resultados espetaculares. São sonhos, trabalhos, sambas, são corações. A função de um produtor é concretizar tudo isso. É fazer com que o sonho vire realidade. Levar os sonhos para casa de quem vai ouvir o CD ou assistir o DVD 2019. Estamos felizes e prontos pra terminar esse trabalho”, finalizou.
Ainda não há uma data para o lançamento oficial do disco, mas se for como nos últimos anos, deverá acontecer na primeira quinzena de dezembro.