Home > Escolas de Samba > Acadêmicos do Tatuapé > Atibaia é o enredo do Tatuapé para o carnaval 2020

Atibaia é o enredo do Tatuapé para o carnaval 2020

Spread the love

Como já é tradição, o Acadêmicos do Tatuapé comemorou o dia 23 de abril, o Dia de São Jorge, com uma grande feijoada em homenagem ao padroeiro da escola e aproveitou a presença de sua comunidade para lançar seu enredo para o carnaval 2020. A Azul e Branca contará na avenida a história da cidade de Atibaia, com o enredo O ponteio da viola encanta… Sou fruto da terra, raiz desse chão… Canto Atibaia do meu coração, que será desenvolvido pelo carnavalesco Wagner Santos.

Com a quadra aberta desde o começo da noite, o evento lotou a quadra da agremiação. Pouco depois das 23h, um vídeo com imagens da cidade de Atibaia foi apresentado à comunidade, até que o tema e o titulo do enredo fossem confirmados para o público presente.

Em entrevista à reportagem da SASP durante a festa, o presidente Eduardo Santos ressaltou a opção pelo enredo que conta a história do município. “Nós tínhamos algumas opções de enredo e analisando tudo isso optamos pela melhor opção que tínhamos, aliando uma história muito bonita com a possibilidade de um conjunto visual muito bonito que vamos preparar. Vamos fazer de Atibaia o enredo do melhor carnaval da nossa vida”.

Eduardo ressaltou, porém, que mesmo se tratando de um enredo em homenagem a uma cidade, o aporte financeiro que irá auxiliar no desenvolvimento do carnaval da escola virá de empresas da iniciativa privada.

“Nesse momento é importante que o carnaval consiga se aproximar cada vez mais da iniciativa privada. O poder público nos dará apoio, claro, mas essa será a primeira vez que faremos um carnaval reunido a iniciativa privada e seus representantes que apostaram na nossa ideia”, ressaltou Edu.

Também presente na festa, o prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza (PSB), não escondeu a alegria pela homenagem à cidade que administra. “Pra nós é uma honra muito grande. A Tatuapé é uma escola maravilhosa e que nos recebeu com um carinho muito grande. Durante o ano a nossa proposta é fazer um trabalho de integração entre a cidade e a escola, para que a nossa população viva essa energia maravilhosa e essa cultura muito rica que faz parte da história do povo brasileiro”.

Localizada há 65 quilômetros da capital, a cidade de Atibaia foi fundada em 24 de junho de 1665 e atualmente conta com aproximadamente 142 mil habitantes. A história da cidade está diretamente ligada à atuação dos bandeirantes, os desbravadores de terras virgens que lideravam pequenas comitivas exploradoras em busca de índios e pedras preciosas.

Partindo, em sua maioria, de São Paulo, o destino preferido era Minas Gerais e seus tesouros. Como a viagem era longa e árdua, exigia muitas paradas para descanso e reabastecimento. A primeira delas, ainda nas proximidades de São Paulo, ficava numa colina banhada por um rio, que os índios chamavam de tubaia ou atubaia (em língua indígena: “água agradável ao paladar”)

Nos próximos dias a escola deverá entregar a sinopse aos compositores e anunciar o processo de escolha do samba para o próximo carnaval. Em 2019, com o enredo Bravos Guerreiros. Por Deus, pela honra, pela justiça e pelos que precisam de nós, a entidade ficou na sétima colocação do Grupo Especial.

Botequim da SASP