A pandemia mudou o cenário do mundo, e claramente, do Carnaval. Com os avanços positivos para a realização dos desfiles em 2022, diversos aspectos que fazem parte da temporada carnavalesca também foram impactados.
Dentre eles, está o CD de sambas-enredo das 34 agremiações filiadas a LIGA-SP. Das 34 filiadas dos Grupos Especial, Acesso 1 e Acesso 2, 32 já divulgaram os sambas que irão embalar o próximo Carnaval. Com isso, se aproxima também a produção do CD.
E por conta da pandemia, o CD sofrerá impactos também. Exclusivamente para 2022, a LIGA-SP definiu que as faixas serão gravadas e de responsabilidade das agremiações. No entanto a LIGA-SP definirá um padrão de parâmetros a serem seguidos, para se ter um produto de qualidade e padronizado ao público amante do carnaval.
Vale lembrar que entre os anos 2005 e 2007, a LIGA-SP já realizou esse processo de gravação das faixas parametrizadas, porém de responsabilidade das agremiações.
Além da questão logística e aglomerações, outro fator impactante é o custo. Sem geração de receita durante todo período da pandemia há indefinição ainda sobre o formato. De acordo com apuração da SASP junto às agremiações, há a possibilidade de distribuição apenas nas plataformas de música para o grande público.