Todo ano o período de eliminatórias de carnaval, um samba sempre se destaca perante o público apaixonado pela folia de Momo. Na temporada 2017, o samba que acabou sendo escolhido pelo Vai-Vai durante sua disputa teve esse protagonismo, ultrapassando as fronteiras paulistanas e conquistando torcedores por todo Brasil.
Em entrevista para SASP, o diretor de carnaval da escola, Lourival Almeida, falou sobre a obra composta por Edgar Cirillo, Marcelo Casa Nossa, Dema Chagas, André Ricardo, Leo Rocha e Rodolfo. “A escola está muito feliz com o samba que levaremos para o Anhembi. A cada domingo de ensaio confirmamos o acerto de nossa escolha e do quanto se confirma aquela lógica do carnaval, que com um bom enredo se resolve muitos problemas. Mas isso também aumenta a responsabilidade do nosso trabalho! Temos uma grande obra que a cada ensaio vem crescendo e não sabemos onde ele vai parar! Mas por outro lado, a escola, a direção e principalmente o presidente Neguitão, faz questão de manter nossos pés no chão, sabemos que teremos que trabalhar intensamente rumo ao nosso desfile”.
Outro fator que também vem chamando bastante atenção na escola do povo é o número de pessoas que já estão comparecendo aos ensaios da escola. Faltando um pouco menos de 90 dias para os desfiles, os ensaios da Saracura são os mais lotados da temporada. Para Lourival, isso se deve muito ao tema que a escola escolheu. “Esse enredo traz um empoderamento da nossa crença, do candomblé e a cada etapa da construção do nosso carnaval estamos obtendo sucesso, os orixás têm nos agraciado. Geralmente observamos uma queda de público entre o fim da disputa de samba e as festividades de ano novo, mas no Vai-Vai o nosso contingente se manteve, fazendo com que nossos ensaios estejam muito bacanas, nossa comunidade está comparecendo em peso e isso nos traz uma imensa alegria”, completou.
A Saracura fará em 2017 uma homenagem a Mãe Menininha do Gantois com o enredo No Xirê do Anhembi, a Oxum mais Bonita Surgiu…Menininha, Mãe da Bahia – Ialorixá do Brasil, sendo a quinta escola a desfilar na segunda noite das apresentações das agremiações do grupo Especial, em 25 de fevereiro.