Um grande homenageado, uma grande disputa e uma grande final. Assim pode ser definido todo o processo de escolha do samba-enredo da Unidos do Peruche para o carnaval de 2018. Neste domingo, duas parcerias (das 15 inscritas) sobem ao palco da Filial do Samba para definir qual delas será o hino da agremiação no desfile do ano que vem, que irá homenagear o sambista carioca Martinho da Vila.
OUÇA AQUI OS SAMBAS FINALISTAS DA UNIDOS DO PERUCHE
E nos momentos que antecedem a decisão, a equipe da SASP conversou com representantes das duas parcerias, que contaram como foi o processo de desenvolvimento de suas obras e a expectativa para a final deste domingo. Valêncio, compositor do samba 8 (ao lado de Jairo Roizen, Ronny Potolski, Sukata, Morganti, Claudinho,Tavares, Butti, Evandro Malandro, Tubino, Alberjan, Jr Fragga, Leo Rodrigues, Rogério Acioli, Meiners e Victor Alves); e André Filosofia, compositor do samba 10 (ao lado de Toninho Penteado, Émerson Brasa, Nando do Cavaco, Diley Machado, Alcides Júnior, Sérgio VJS, Marcelo Vila Isa e Leandro Bata´s), concederam entrevista à nossa equipe e você confere abaixo o que disseram os poetas da Filial do Samba.
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SAMBA
Valêncio: “Para este ano, nosso time manteve a mesma base e alguns novos compositores entraram. Isso fortaleceu ainda mais o grupo que foi campeão em 2016 e conquistou o Estrela do Carnaval e o Troféu Nota 10. Este samba foi especial, pois falar de Martinho é uma grande responsabilidade. Apesar de todos terem uma agenda complicada, a tecnologia nos ajudou demais a romper a barreira da distância física. Trabalhamos muito bem a letra, em cima do enredo entregue e explicado pelo carnavalesco e aplicamos uma melodia explosiva nos refrões, com nuances diferenciadas em diversos trechos do samba, remetendo também às obras do Martinho.”.
André Filosofia: “Antes de tudo, gostaria de agradecer ao Toninho Penteado pela oportunidade de estar na parceria pelo segundo ano consecutivo. Trata-se de um dos melhores intérpretes do carnaval e seu grupo de compositores sempre realiza grandes obras concorrentes para a Filial do Samba. Todos os compositores do samba 10 estão ansiosos para a final deste domingo. Afinal, concorrer num enredo que homenageia Martinho da Vila é algo que permanecerá em nossos corações. Concebemos um samba pensando no espírito da nação perucheana. Um espírito forte e guerreiro”.
EXPECTATIVA PARA A FINAL
Valêncio: “Para nós, do samba 8, é uma honra e uma felicidade estar nessa decisão. Esperamos contar com o apoio de todos setores da escola, com a torcida presente e com os simpatizantes da obra. Vamos fazer uma grande festa neste domingo. Convido todos “dikambas” a fazerem uma kizomba sem igual na Peruche conosco”.
André Filosofia: “Desde já, temos a certeza que agradamos a nação perucheana, independente do resultado final. Diante disso, peço a todos os participantes dessa maravilhosa nação que compartilhem o nosso singelo sonho! Lutamos muito por esta oportunidade e faremos o nosso melhor”.
TRANSMISSÃO DA FINAL
A Sintonia SASP transmite neste domingo, ao vivo, a final de samba da Unidos do Peruche, a partir das 20h00. Com o enredo “Peruche celebra Martinho. 80 anos do Dikamba da Vila“, desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes, a Filial do Samba será a segunda escola a desfilar na sexta-feira de carnaval, no Sambódromo do Anhembi.