O Grupo Especial de Bairros, principal divisão organizada pela União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP), é composto por doze agremiações espalhadas pelos quatro cantos da cidade de São Paulo. Entre as entidades mais destacadas do grupo estão a Leandro de Itaquera e a Lavapés Pirata Negro. Os desfiles estão programados para os dias 2 e 3 de março, na Avenida Eliseu de Almeida, no bairro do Butantã.
Confira os enredos já definidos para o carnaval de 2025!
Unidos do Vale Encantado
Com o enredo O Fantástico Mundo da Imaginação a escola que vai ser a primeira a desfilar no domingo, dia 3 de março, no Butantã. Levando a história da imaginação, de sonhos, encantos e fantasia. Com encantos do imaginário infantil, como um grande livro aberto repleto de histórias.
O enredo de 2025 foi assinado pela Comissão de Carnaval, composta por Luciano Rosa, Fábio Matos e Ivan Pereira.
Unidos de Guaianases
O enredo Pra Matar o Preconceito é Preciso Resistir… Arruda Pra Vencer Mulher Preta no Poder será desenvolvido pelo carnavalesco Raphael Soares, é inspirado na canção “Pra Matar Preconceito”, composta por Manu da Cuíca e Raul DiCaprio, interpretada pelo Grupo Arruda.
A história mergulha em um universo onde a ancestralidade é a força motriz. Onde os tambores pulsantes e os batuques africanos, evocam essa ancestralidade feminina e a força de suas raízes africanas. Que irão de encontro aos obstáculos e desafios enfrentados pela mulher preta ao longo da história.
Isso Memo
O enredo Meu Batuque é de Umbigada foi apresentado e desenvolvido pela Comissão de Carnaval, composta por Davi, Vitinho e Washington Xuxa, deve preparar para uma celebração vibrante, repleta de energia, cores e tradições culturais que se conectam com as raízes mais profundas.
Lavapés Pirata Negro
O enredo Xangô Aganjú – O Alafin dos olhos de fogo, é assinado pelo carnavalesco Mauro Xuxa, que chega na a Lavapés Pirata Negro, a escola mais antiga de São Paulo, com a história de um rei, de um guerreiro e um dos mais importantes orixás, aquele que traz o equilíbrio para a terra, a escola prepara um Kizomba para celebrar Xangô Aganjú.
Saudosa Maloca
A atual campeã do grupo Acesso de Bairros 1 da UESP fará sua estreia no grupo Especial de Bairros, tendo o enredo Agrura – Tempo de Liberdade assinado pelo carnavalesco Vagner Cavalcante.
Sua estreia no grupo especial da UESP contará sobre o momento da colonização do Brasil, da invasão europeia e a tomada de posse das terras. Saudosa Maloca está vindo de uma dobradinha de títulos, vencendo em 2023 o grupo Acesso de Bairros 2, e em 2024, o grupo de Acesso de Bairros 1.
Amizade Zona Leste
Após o rebaixamento em 2024, a Amizade Zona Leste busca o retorno para as escolas da Liga com o enredo Caridade, contando com alguns homenageados, como Chico Xavier, Santa Dulce e o Padre Júlio Lancelotti. Além de viajar para alguns países, como o Egito, para trazer os princípios da caridade e o início da medicina.
Unidos de Santa Bárbara
Inspirado na pureza do Ventre Sagrado de Maria Mãe de Jesus Cristo, no Projeto Creche Casa Mãe de Várzea Alegre – Ceará e no livro O Despertar da Leoa. O enredo Mãe, Eu te Amo! Meu eterno Diamante a ti conjugo o verbo amar…, é assinado pelo carnavalesco Jair Souza, e levará para o Butantã a força e a coragem de todas as mães, da mãe natureza, das mães da comunidade, da Maria Mãe de Jesus Cristo.
Uirapuru da Mooca
Para 2025, a escola da Mooca é outra que brigará para o retorno ao grupo das escolas de samba da Liga, após o rebaixamento em 2024. Com o enredo Pra Oxóssi Dançar!, assinado pela Comissão de Carnaval, composta por Felipe, Marcel e Diego, foi inspirada em Oxóssi e seus ensinamentos.
Leandro de Itaquera
O enredo Itoju, um Grito de Alerta! é inspirado na criação do mundo e o alerta sobre as consequências de destruí-lo. Composta por um trio de carnavalescos, Ronaldo Soares, Fabio Giampietro e Rodolfo Santos, a escola busca o retorno ao Anhembi após o rebaixamento de 2023.
Combinados de Sapopemba
A agremiação chega no Butantã em 2025 com o enredo Clara Canções, uma reedição do enredo de 1990, que também falou sobre a cantora Clara Nunes, em 90 a escola ficou em 3° lugar no grupo 2-UESP. A escola volta a homenagear a sambista e uma das maiores cantoras e compositoras do país, Clara Nunes, que é considerada até hoje como uma das maiores intérpretes do MPB. O enredo é assinado pelo carnavalesco Léo Santos. A escola vai ser a terceira a desfilar no domingo, 3 de março, na Avenida Eliseu de Almeida, Butantã.
Acadêmicos de São Jorge
A escola da Zona Norte de São Paulo vai levar para o Carnaval 2025 o enredo A Imagem do Santo Guerreiro em Procissão. Que vai contar sobre a imagem do São Jorge, santo guerreiro e padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. O enredo é assinado pelos carnavalescos Agner Souza e Danilo Corrêa.
Unidos de São Miguel
Para 2025, a agremiação apresenta o enredo Vem cá meu dengo. Meu colo é teu berço, Regressem a mãe África. O enredo apresentado vai ser assinado pelo carnavalesco Alexandre Callegari. A escola busca retornar ao grupo de Escolas de Samba da Liga após o rebaixamento em 2024.