Por Lucas Malagone
Foto: Felipe Araujo/LIGA-SP
Seguindo nossa série de conteúdos sobre os enredos do Grupo Especial de São Paulo, hoje vamos falar da Império de Casa Verde para 2025. Sexta colocada em 2024, a escola vai em busca de seu quarto título na elite do carnaval paulistano e aposta em uma temática leve e descontraída. Com o enredo “Cantando Contos. Reinos da Literatura”, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Barbosa, a escola pretende trazer as histórias infantis e mágicas para a Avenida, transformando a Passarela do Samba em um verdadeiro conto de fadas.
A proposta da Azul e Branca é levar o universo da literatura infantil, com um toque de modernidade no olhar para alguns contos. A escola promete relembrar os clássicos e interagir com o mundo geek pop, com um desafio: sintetizar um universo tão extenso diante da setorização do carnaval. A ideia do enredo é transformar o desfile em um grande conto de fadas, como se um livro de contos fosse aberto pela agremiação na Avenida e devorado pelo público nas arquibancadas.
“O PORTAL SE ABRIU! NA IMENSIDÃO DO TEMPO, NASCE MAIS UM CAPÍTULO NO GRANDE LIVRO DO CARNAVAL. NAS PÁGINAS DOURADAS DA CASA VERDE, É TEMPO DE MAGIA EM UM REINO IMPERIAL.
GRANDES PERSONAGENS CAIRÃO NO SAMBA, TEM HERÓI E TEM VILÃO NESSA MAGIA DE BAMBA. TEM ROMANCE, DOCE ENCANTO. TEM FANTASIA, EM AZUL-MANTO BRILHARÁ UMA COROA, A GIRAR POR MUNDOS DA LITERATURA!”
(Trecho extraído da sinopse oficial da escola)
Mas os contos não serão retratados apenas do modo tradicional. A escola pretende brincar também, de forma divertida, com as histórias e recontá-las. Por exemplo, e se os papeis se invertessem entre herois e vilões? Afinal, tudo depende do ponto de vista de como é contada a história e de quem escreve elas. A ideia é que em determinado momento, de forma leve e bem humorada, seja feita uma reflexão sobre os contos, de como são feitos, para quem são feitos e como releituras podem mudar perspectivas de personagens e histórias já fixados no imaginário popular.
Dentre os escolhidas pela escola para serem retratados na avenida, estão os autores: Irmãos Grimm, Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Ziraldo, além de personagens consagrados dos estúdios Disney, Marvel e DC, eternizados na literatura infantil através de histórias em quadrinhos. O universo de Harry Potter, uma das maiores séries de literatura infanto juvenil deste século, também marca presença, prometendo assim muita nostalgia e emoção na avenida.
A escola também irá questionar quais contos e personagens poderão fazer parte da nossa infância no futuro? É realmente complexo pensar nisso, porque cada história, cada conto, cada personagem mexem de formas diferentes com cada pessoa. Mas não existe espaço melhor para imaginar mundos e contos do que um desfile de escola de samba.
“NA BIBLIOTECA MÁGICA DA CASA VERDE, NOSSO TIGRE SERÁ O CUPIDO DO BOSQUE DOS APAIXONADOS, EM QUE ESTARÃO CAPITU E BENTINHO, RIOBALDO E DIADORIM, MACABEA E OLÍMPICO. CELEBRAREMOS OS IRMÃOS GRIMM, CLARICE LISPECTOR, GUIMARÃES ROSA, ZIRALDO E TANTOS MAIS. CANTANDO CONTOS DO PASSADO, DO PRESENTE E DO FUTURO, NOSSA COMUNIDADE DA CASA VERDE QUER MOSTRAR QUE NÃO EXISTE TEMPO NA LITERATURA E QUE OS SONHOS SÃO ATEMPORAIS. NA CELEBRAÇÃO DO SAMBA COM A LITERATURA, VAMOS FAZER UM GRANDE ARRASTÃO DOS SONHOS, EM QUE ESTÃO TODOS OS AUTORES DO MUNDO”.
(Trecho extraído da sinopse oficial da escola)
Com um toque de magia, nostalgia e emoção, a Império de Casa Verde espera escrever mais uma bela página do carnaval paulistano. Presente em tantos capítulos desde sua fundação, em 1994, a escola espera alcançar o tetracampeonato do carnaval de São Paulo, 20 anos após a conquista de seu primeiro título. O Tigre Guerreiro será a segunda escola a desfilar no sábado de carnaval, no Sambódromo do Anhembi.
Confira o clipe oficial de 2025 do Império de Casa Verde aqui.