Home > Carnavais > Carnaval 2017 > Entrega das pastas oficializa o início da disputa do carnaval 

Entrega das pastas oficializa o início da disputa do carnaval 

Spread the love

Faltando 10 dias para o desfile oficial das escolas de samba do grupo Especial, a Liga Independente das Escolas de Samba encerra nesta noite, dia 14, o prazo para que as agremiações entreguem a Pastas de Jurados, oficializando o início da disputa pelo título do carnaval 2017.

O documento serve para que as agremiações expliquem detalhadamente todo o desfile, contendo elementos como sinopse, letra do samba, montagem do desfile, defesa do enredo, do samba-enredo, desenhos de alegorias e fantasias, entre outras informações .
A pasta é uma importante ferramenta para guiar o jurado durante o desfile, sendo que diversas notas podem ser definidas com o uso deste importante recurso. Muitas notas atribuidas pelo jurado e conhecidas na apuração, tem relação direta com a pasta do jurado. 

Cada agremiação deve entregar obrigatoriamente 57 pastas, sendo que o Regulamento oficial prevê perda de pontos já antes do desfile, para a escola que não entregar as pastas de jurado no prazo. A única vez em que uma agremiação perdeu dois pontos uma semana antes de desfilar – por não ter entregado as pastas de jurados no prazo – foi em 2004: a Barroca Zona Sul. Mesmo com dois pontos a menos, a escola ainda conseguiu manter-se no grupo.

A disparidade entre o que está na pasta e o que está na pista pode prejudicar – e muito – as escolas: uma troca de alas ou a falta de uma alegoria pode comprometer a nota de Enredo. As comuns discussões do “eu vi isso no desfile” ou “eu não vi isso no desfile” logo após os desfiles pelos foliões podem ter outras versões pelo jurado por conta do uso desta famigerada pasta.

Portanto, as escolas tem investindo cada mais nesse item que o sambista em geral não conhece e tão pouco vê duranteo carnaval. Para a construção desse material, as escolas escalam equipes ou pessoas com conhecimentos linguístico, cultural e de pesquisa. Algumas inclusive contratam gráficas para diagramar e imprimir a pasta, deixando visualmente mais fácil e atrativo para o jurado.

A Pasta de Jurados é um importante item no Carnaval das escolas de samba, que sempre deve ser olhado com muito carinho e atenção especial. Investir neste libreto pode valer um título ou a fuga da degola. 

Para o grupo de Acesso, a entrega do material se encerra nesta quarta-feira, dia 15.

Botequim da SASP