Home > SASP > ESPECIAIS > Colunistas > Falando de Samba – Os cinco tipos de Harmonia, qual você se encaixa?

Falando de Samba – Os cinco tipos de Harmonia, qual você se encaixa?

Spread the love

*Por Ricardo Leite

Olá amigos da SASP, tudo bem?

Após um longo período sem postar nenhum texto aqui na coluna Falando de Samba, hoje tive uma recordação do Facebook de um texto que escrevi em 2015, falando sobre harmonia, mas que segue tão atual, que decidi replicar aqui na SASP.

Comecei no carnaval dentro da bateria, mas com o passar dos anos me encantei com o trabalho da Harmonia e depois de alguns anos frequentando escolas de samba, conclui algo sobre as pessoas da harmonia pode ser divididas em cinco categorias, são elas:

1 – harmonia administrativo: esse é aquele que começo o trabalho na quarta de cinzas de um ano e só termina na apuração do ano seguinte. Ele faz toda parte burocrática, interage com o carnavalesco, presidência, tenta montar um excelente time, deixa família e amigos de lado e sem ele, não teríamos desfile no carnaval.

2- harmonia de barracão: esse aparece novamente na quadra a partir de julho e agosto. Sempre passa no barracão durante o ano, cobrando planta, desenhos e materiais, entre outras coisas. Fica em cima dos administrativos cobrando e sendo cobrado, nas semanas que antecedem o carnaval, tira férias de seu emprego ou acabam perdendo o emprego, pois vive no barração da escola, ajudando de pintores até ferreiros. Depois leva os carros alegóricos para o Anhembi e mesmo depois que passa o desfile, ele ainda está lá trabalhando para levar de volta os materiais da escola para o barracão.

3- harmonia de ensaio: normalmente esse é o mais animado, o mais novo dentro da escola, normalmente ainda não sabe de muita coisa dessa engrenagem carnavalesca, mas está sempre disposto a aprender e também ajudar. Corre pra cima e pra baixo ajudando na quadra, organiza os ensaios, comete diversos erros, mas todos são perdoados afinal, ele ainda é novo, vai aprender. Ele é a certeza da renovação do carnaval e todas as escolas precisam deles.

4- harmonia técnico: esse aparece a partir de novembro. Ele provavelmente já passou muito tempo como o harmonia administrativo, como o harmonia de barracão, mas foi envelhecendo, se cansou da correria, ja não aguenta o zum zum zum do dia a dia. Porém é fundamental nos ensaios técnicos e no desfile, pois sabe exatamente onde e como agir, conhece as regras de julgamento e todas as escolas precisam de uns quatro harmonias assim. As vezes o harmonia técnico causa uma ciumeira em alguns harmonias, porem pra mim ao invés de ciúmes, os outros harmonias deveriam sugar o seu conhecimento, pois são eles que ajudam e fazem com que o trabalho dos harmonias administrativo e de barracão sejam reconhecido na hora H, porque uma velho ditado já diz: jogo é jogo e treino é treino!

5 – harmonia destaque: esse vemos de monte em todas as escolas, independente do grupos que elas pertencem. Pra mim, esse tipo é o que atrapalha o nosso carnaval, pois para eles, ser harmonia é usar a camisa. Esse tipo fica desfilando pra cima e pra baixo na quadra, puxa o saco de todos os diretores e presidente, adora passear na quadra das co-irmãs só para desfilar seu cargo dentro de uma escola. Nos ensaios de quadra, normalmente fica no meio da quadra, enquanto a bateria ensaia querendo dividir o espaço com passistas, casais e ele não faz nada para ajudar. Nas semanas que antecedem o carnaval, passa no barracão só para ver o trabalho, mas dificilmente colocam a mão na massa pra valer, e na hora de levar os carros pro Anhembi, simplesmente somem… Nos ensaios técnicos então, desfila como se fossem artistas, pouco agrega na avenida e adora tirar fotos com as personalidades do carnaval e os famosos que aparecem na passarela. São eles que normalmente fazem a muvuca e falam mal dos harmonias administrativos, de barracão, de ensaio e dos técnicos.

É claro que é minha humilde opinião e não é uma regra, mas tenho certeza que os leitores identificaram cada tipo falando nas harmonias de suas agremiações. Pois é amigos, esse é o quesito Harmonia.

 

 

 

 

Ricardo Leite, o Rica, saspiano, amante do carnaval, ritmista, harmonia, compositor e atua no time de comentarista da Sintonia SASP.

Botequim da SASP