Home > Carnavais > Carnaval 2022 > Junho é o mês do orgulho LGBTQIA+ e escolas de samba celebram a data em seus escudos

Junho é o mês do orgulho LGBTQIA+ e escolas de samba celebram a data em seus escudos

Spread the love

Em 28 de junho de 1969 entrou pra história na luta contra o preconceito sexual, quando diversos grupos da comunidade LGBT da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, protestaram após a polícia novaiorquina invadir o bar Stonewall Inn, conhecido por ser frequentado pela comunidade. Essa ação violenta gerou diversos protestos, que foram considerados como o evento mais importante que levou ao movimento moderno de libertação gay e à luta pelos direitos LGBT no Estados Unidos e consequentemente, no mundo todo.

A partir daí, junho passou a ser considerado o mês do orgulho. LGBTQIA+, no qual acontecem diversos eventos, palestras e festas em todo mundo. Em São Paulo, a tradicional Parada do Orgulho LGBT, um dos eventos mais populares da cidade, aconteceria nesse final de semana, mas por conta da pandemia, ele será realizado online, com shows, debates e outras ações. Neste ano, o tema será  “HIV/AIDS: Ame+ Cuide+ Viva+” e o objetivo é trazer informações sobre o tema, além da conscientização sobre o vírus. A transmissão do evento será feita em 12 canais do Youtube, e você pode acompanhar no link – https://youtu.be/zQcfXsnvuMU.

Neste mês, diversas empresas, instituições e entidades mudam as cores de suas logomarcas para demonstrar apoio a causa. Vale lembrar que o Brasil é o país que mais mata pessoas da comunidade LGBTQIA+ no mundo, segundo dados divulgados pela Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (ILGA). Seguindo esse apoio, diversas escolas de samba de São Paulo mudaram seus escudos em apoio a comunidade, confira abaixo:

 

Botequim da SASP