A Águia de Ouro divulgou, na manhã desta terça-feira, dia 10, por meio de suas redes sociais, o falecimento de João Carlos Camargo, primeiro mestre-sala da escola, aos 42 anos. A entidade não informou a causa da morte.
No comunicado, a escola destacou a trajetória de João, que defendeu a agremiação por 10 carnavais em duas passagens e integrou a conquista do primeiro título da escola no Grupo Especial, em 2020. “João Carlos não foi apenas um mestre-sala. Ele foi uma verdadeira lenda viva do nosso pavilhão, um artista nato que, com sua elegância, leveza e paixão, defendeu o nosso pavilhão como poucos na história do samba. Cada movimento seu era reverência, cada gesto era respeito, e cada sorriso — sempre presente em seu rosto — era um ato de amor ao Águia de Ouro, à cultura popular e à nossa comunidade.”
Além da Águia de Ouro, João atuou na Império de Casa Verde, X-9 Paulistana, Unidos de São Lucas e Independente Tricolor. Também foi diretor da Associação de Mestres-Sala, Porta-Bandeiras e Porta-Estandartes de São Paulo (Amespbeesp) e era um dos nomes mais procurados para aulas de samba.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a cerimônia de despedida de João.