Home > Carnavais > Carnaval 2024 > Mocidade Unida da Mooca apresenta enredo 2024, confira!

Mocidade Unida da Mooca apresenta enredo 2024, confira!

Spread the love

A Mocidade Unida da Mooca divulgou na noite desta quinta (27), em suas redes sociais, o enredo que levará para o Anhembi no próximo carnaval, quando buscará o título do grupo de Acesso paulistano.

O enredo THEODORO, Helena. – Iansã – Rainha dos Ventos e das Tempestades, fará uma homenagem a escritora Helena Theodoro Lopes, que neste ano completa 80 anos, e é uma das mais importantes referência na pesquisa sobre cultura negra, carnaval, samba e arte, experiências religiosas africanas e afro-brasileiras e relações raciais. Confira abaixo a logomarca e o texto explicando o enredo:

 

“A tradição dos orixás é uma forma de organizar o mundo que serve a todos e pode ser o caminho para um futuro menos violento do que os dias atuais”

THEODORO, Helena. – Iansã – rainha dos ventos e das tempestades

Os ventos e tempestades nos conduziram para um encontro em forma de missão: enaltecer e evidenciar a história de uma das principais intelectuais do Brasil.

Helena Theodoro que conduzida pelos ventos de Oya, levou o samba para a academia, registrou em inúmeros livros, teses, programas e rádio a história ancestral do samba e também a fundamental relação com os orixás.

Oya Helena é a representação da força das mulheres intelectuais através da imagem e do trabalho de Helena Theodoro. Pioneira e visionária sobre a cultura do povo preto.

O enredo ressalta a importância do conhecimento e da educação como ferramentas de transformação ante ao racismo, trazendo na figura da homenageada um exemplo de luta por justiça social.

Oyá nos conduzirá ao carnaval 2024 e a MUM seguirá reforçando a importância de temas que visam dar luz à razão da existência do samba, promovendo conscientização com temas relevantes para a sociedade.

Bem-vindos ao nosso carnaval.

Epahey Oya…
Helena Theodoro

Botequim da SASP