A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, LIGA, divulgou em seu site a notícia que há mais de um mês circulas as conversas dos sambistas, sobre a 12 agremiações do Grupo 1, para passarem a fazer parte do quadro de filiadas da entidade que controla os grupos Especial e de Acesso do carnaval paulistano. Após diversas reuniões entre agremiações e LIGA, e votação de maioria aceitando a nova filiação, o Grupo 1 passa a ser gerido na íntegra pela LIGA com o nome de Grupo de Acesso 2, deixando assim a União das Escolas de Samba Paulistanas – UESP.
As escolas de samba Unidos de Santa Bárbara, Tradição Albertinense, Mocidade Unida da Mooca, Morro da Casa Verde, Combinados de Sapopemba, Torcida Jovem, Dom Bosco de Itaquera, Estrela do Terceiro Milênio, Camisa 12, Amizade Zona Leste, Uirapuru da Mooca e Brinco da Marquesa, passam a partir desse mês para o quadro de associadas da LIGA, assim a entidade passa a totalizar 34 filiadas, com os 14 do Grupo Especial, 8 do Acesso e 12 do Grupo 1.
O objetivo principal dessa mudança é de valorizar ainda mais o carnaval de São Paulo, indo ao encontro de algumas ações anteriores já vinham ocorrendo pela LIGA em apoio ao Grupo 1, como a construção e cessão de barracão no espaço da FUPE, local batizado de Fábrica do Samba 2, e dar mais força ao Grupo I que já desfila no Anhembi.
Outra novidade é a produção do CD Sambas de Enredo também para o Grupo de Acesso 2. A data de lançamento do álbum está prevista para o dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba