Home > Carnavais > Carnaval 2026 > Nenê de Vila Matilde constesta notas e diz que pedirá a impugnação do resultado

Nenê de Vila Matilde constesta notas e diz que pedirá a impugnação do resultado

Em um comunicado publicado em suas redes sociais, a Nenê de Vila Matilde informou que contesta algumas notas dadas para seu desfile e que pedirá a impugnação daquelas que não seguiram os critérios do manual do julgador, que é o documento base usado pelos jurados para o julgamento.

A escola da zona leste usou de exemplo as notas dadas ao quesito samba-enredo, no qual a entidade não tirou nenhuma nota 10. Ela explicou que o juri questionou a grafia da palavra “boemia/boêmia”, que na língua portuguesa é aceita com ou sem o acento circunflexo.

A Nenê desfilou com o enredo Encruzas: Nenê de corpo e alma no coração de São Paulo e ficou na sétima colocação do grupo de Acesso 1 e foi rebaixada ao Acesso 2 para 2027.

Confira abaixo o texto na íntegra: 

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, fundado em 01/01/1949, é uma agremiação que sempre respeitou os resultados atribuídos pelos jurados no Carnaval. Contudo, diante do ocorrido e após análise realizada por nossa diretoria ao receber as justificativas das notas atribuídas à Nenê no desfile de 2026, foi redigido um documento solicitando a impugnação das notas aplicadas de forma equivocada, as quais culminaram diretamente no descenso da Escola ao Grupo de Acesso II.

Percebemos que não houve o devido zelo e respeito às orientações contidas nos manuais de julgamento que deveriam nortear a atribuição das notas do Carnaval 2026. As notas abaixo questionadas e não aceitas evidenciam despreparo técnico e, em muitos momentos, levam a entender que não houve lisura em suas aplicações, parecendo terem sido utilizadas de má-fé contra nossa agremiação.

Não estamos, de forma alguma, questionando notas que possam envolver interpretações dúbias ou subjetividades em suas atribuições, mas apenas aquelas que, claramente, se avaliadas à luz do Manual do Julgador, alterariam completamente o resultado final do concurso. Como exemplo, citamos duas notas no quesito Samba-Enredo, nas quais se questiona a grafia de uma palavra que, segundo a Língua Portuguesa, pode ser escrita de duas formas (boemia/boêmia). Uma breve pesquisa comprova tal possibilidade.

Outro ponto a ser questionado refere-se às notas atribuídas no quesito Alegoria e Enredo, nas quais foi alegado que o telão da terceira alegoria, com imagens captadas do Camarote Brahma, não teria sido visualizado. Entretanto, há registros em diversos vídeos e fotografias amplamente divulgados na internet, inclusive demonstrando que o referido telão adentra o campo de visão da cabine julgadora.

Diante disso, a Nenê de Vila Matilde vem a público registrar sua insatisfação com tais notas que, se atribuídas de forma correta, não teriam ocasionado um resultado que mancha a história de nossa Escola que deixou a avenida no último domingo sendo reconhecida como um dos melhores desfiles da noite.

O carnaval de São Paulo precisa preservar sua lisura e credibilidade. Um ano inteiro de trabalho não podem ser comprometidos por falhas dessa natureza.

Botequim da SASP