Home > Carnavais > Os Bambas: Carnavalesco da agremiação conta detalhes da homenagem a Dona Cida no desfile deste sábado

Os Bambas: Carnavalesco da agremiação conta detalhes da homenagem a Dona Cida no desfile deste sábado

Spread the love

Buscando retornar ao grupo 3 da UESP, a escola de samba Os Bambas prestará no carnaval de 2018 uma grande homenagem a uma grande personalidade de nosso carnaval. Com o enredo  A Dama do Samba, a agremiação falará sobre Dona Cida, primeira carnavalesca de São Paulo, e grande baluarte do samba paulista. O tema está sendo desenvolvido pelo carnavalesco André Luis.

A equipe do Portal SASP conversou com o carnavalesco da agremiação que nos explicou passo a passo da criação deste enredo, e de quem foi a ideia geral da homenagem.

“A ideia partiu de mim. Em 2013 tive o privilégio de ganhar um livro do Adilson presidente da escola de samba Boêmios da Vila. Fiquei maravilhado com sua pesquisa sobre o carnaval. Em 2016, fui convidado pelo Kaxitu para participar de um simpósio que tratou sobre a segurança no carnaval, e aí tive a oportunidade de conhecer a autora do livro Maria Aparecida Urbano, Dona Cida como é conhecida. Após sua palestra sobre como era a produção dos carnavais passados, percebi que tinha uma maravilhosa história para pesquisar. Sendo assim, em 2017 quando a comissão de carnaval da escola de samba Os Bambas me convidou para assinar o carnaval, falei da proposta e foi aceita em primeira votação pelo colegiado por se tratar se uma personalidade digna de ser homenageada por toda sua história e contribuição carnaval paulistano. E daí surgiu o enredo: A Dama do Samba.” – Explicou André.

Imagem: Arquivo Pessoal/ André

Diante de um grupo 4 tão competitivo, e tendo tantas agremiações tradicionais na mesma competição, a necessidade de fazer um grande carnaval, se torna cada vez maior afinal são poucas vagas para acesso. Preparando um forte carnaval, André comentou sobre suas expectativas para seu desfile.

“O quarto grupo da UESP é muito complexo, pois as escolas de samba em sua maioria sofrem com as dificuldades financeiras, pessoas qualificadas que possam desenvolver tarefas específicas e etc. Porém a UESP vem tentando amenizar as dificuldades por meio de auxílio e parcerias para ajudar a todos. Nesta perspectiva de conhecimento pretendemos apresentar um desfile digno diante das co-irmas que se esforçam para fazerem o melhor também. A escola irá apresentar um desfile buscando mostrar que é possível transformar reciclagem em luxo, com criatividade e ousadia.”

Com um grande enredo em mãos, e procurando explorá-lo da melhor forma, André conta aos internautas da SASP todas as surpresas que pretende levar no desfile deste sábado na Vila Esperança:

Eu e a comissão de carnaval pretendemos apresentar um desfile compacto e compatível com nosso grupo, porém a comissão da escola me deu toda  liberdade para criar e desenvolver minhas criações, creio que as surpresas que terão na avenida serão fruto da minha invenção, e concomitantemente a isso, o público se beneficiará com uma apresentação rica em liberdade poética”. Finalizou o carnavalesco André.

A escola de samba Os Bambas será a nona escola a desfilar pelo grupo 4 da UESP na Vila Esperança.

Botequim da SASP