Semana de grande importância para o carnaval de São Paulo, já que conheceremos a ordem oficial dos desfiles de 2019. O sorteio acontece nesta terça, dia 19, a partir das 20h no Anhembi, em um evento fechado para os diretores das 34 entidades filiadas à Liga Carnaval SP e convidados. Os desfiles dos grupos Especial, Acesso e Acesso 2 acontecerão entre 1 e 4 de março no sambódromo.
Previamente, a entidade que gere os desfiles já definiu os dias em que cada escola do Especial desfilará. Na sexta desfilarão a Colorado do Brás, que por ser vice-campeã do Acesso 2018, tem a missão de abrir o carnaval, Mancha Verde, Acadêmicos do Tucuruvi, Império de Casa Verde, Tom Maior, X-9 Paulistana e a atual bicampeã, Acadêmicos do Tatuapé, que tem o direito de escolher a posição de desfile. No sábado, a festa começa com a campeã do Acesso 2018, a Águia de Ouro, seguida de Gaviões da Fiel, Dragões da Real, Mocidade Alegre, Rosas de Ouro, Unidos de Vila Maria e Vai-Vai.
Desde 2000, quando os desfiles de São Paulo passaram a ser divididos em duas noites, 21 títulos foram conquistados no grupo Especial. Vale lembrar que nos anos de 2000 e 2001 tivemos duas campeãs no Especial. Outro dado importante, é que esses 21 títulos foram conquistados apenas por oito escola diferentes: X-9, Vai-Vai, Nenê, Gaviões, Império, Mocidade, Rosas e Tatuapé.
OITO TÍTULOS NA SEXTA
No último carnaval, a escola campeã desfilou na sexta-feira, sendo a quinta a entrar na pista e provavelmente, a Tatuapé escolherá novamente esse horário para desfilar em 2019. É uma posição de sorte, já rendeu títulos para a Gaviões nos anos de 2002, 2003, e para Império de Casa Verde em 2006. A escola da Casa Verde também foi campeã em 2005 encerrando os desfiles de sexta, sendo a oitava a entrar na avenida, por volta das 8h da manhã. Outra posição de glamour é ser a sexta a desfilar, ou seja, a sexta da sexta. A X-9 Paulistana, em 2000, e a Rosas de Ouro, em 2010, foram campeãs desfilando nessa posição. A Tatuapé ganhou seu primeiro título sendo a quarta escola de sexta, mas foi a única vez que um entidade que desfilou nessa colocação levantou o caneco.
A nota triste para quem desfila na sexta é que nenhuma escola se sagrou campeã desfilando entre as três primeiras. Será que o tabu será quebrando em 2019?
TREZE TÍTULO NO SÁBADO
Agora para as escolas que vão desfilar no sábado, nossos parabéns, pois estatisticamente as chance de levantar o caneco em 2019 são grandes, já que 13 títulos foram conquistados na segunda noite do grupo Especial. Se na hora do sorteio sua entidade for a terceira a desfilar, comemore, pois quatro campeonatos foram conquistados nessa posição, nos anos de 2009, 2012, 2013 e 2014, todos ganhos pela Mocidade Alegre. Encerrar os desfiles também é uma boa opção pra quem desfila sábado, três títulos foram conquistados nessa colocação. Em 2000 (Vai-Vai), 2001 (Nenê) e 2007 (Mocidade).
Ser a penúltima também traz grandes possibilidade. A Mocidade quebrou um jejum de 24 sem títulos, em 2004, sendo a sétima escola a desfilar (lembramos quem em 2004 eram oitos desfiles por noite). Já a escola do povo, conquistou os títulos de 2011 e 2015 sendo a penúltima a desfilar no sábado. Falando nisso em Vai-Vai, ela conquistou mais dois títulos no sábado, em 2001 e 2008, sendo a quinta escola a entrar na pista. A Império foi a única escola que conquistou um título sendo a segunda escola da segunda noite de desfiles do Especial, que aconteceu em 2016.
SORTE NO ACESSO
A responsabilidade de abrir o grupo de Acesso será da Mocidade Unida da Mooca, que em 2019 faz sua estreia na segunda divisão do samba paulistano. O fato curioso do Acesso é que somente a estreante nunca passou pelo grupo Especial, as demais escolas: Unidos do Peruche, Independente Tricolor, Nenê de Vila Matilde, Leandro de Itaquera, Camisa Verde e Branco, Pérola Negra e Barroca Zona Sul já tiveram pelo menos um ano na elite do carnaval.
De 2000 pra cá, sete escolas que desfilaram na sexta posição do domingo de carnaval conquistaram o caneco. Isso aconteceu com as duas últimas campeãs do Acesso, X-9 e Águia, que desfilaram nessa colocação em 2017 e 2018, respectivamente. Outra horário vencedor no domingo é ser a quinta escola da noite, que já rendeu seis campeonatos. Ser a terceira, a quarta e oitava no Acesso, também pode render títulos. Já a primeira, a segunda e a sétima escola a desfilar, nunca conquistaram o caneco.
Finalizamos o texto lembrando que isso é apenas uma brincadeira com o imaginário dos foliões. E você, qual a posição de desfile quer ver a sua escola?