Na última quinta-feira (3), a Torcida Jovem revelou, por meio de suas redes sociais, o enredo que levará para a avenida no Carnaval 2026. Com o título “Axé – Raízes e ritmos da cultura Afro-Baiana”, a agremiação promete um desfile vibrante, com muita ancestralidade, musicalidade e resistência negra como pilares centrais.
A escola será a terceira a desfilar pelo Grupo de Acesso 2, e o enredo mergulha nas manifestações culturais da Bahia, exaltando o legado do povo negro e a força dos orixás. A proposta é transformar a passarela do Anhembi em um grande cortejo de fé, dança, ritmo e celebração.
“Do toque do atabaque ao cortejo dos afoxés, celebramos a ancestralidade que resistiu no batuque, brilhou no Carnaval e transformou fé em festa!”, afirma a escola em seu texto de apresentação. O desfile deve trazer referências ao samba de roda, maracatu, capoeira, maculelê, reggae e à vibração dos tambores do Pelourinho, além de elementos marcantes da religiosidade afro-brasileira.
Com o manto sagrado envolto pelo branco da paz, o som do ijexá e a força dos guetos, a Torcida Jovem promete emocionar e levantar reflexões com um desfile que enaltece a baianidade nagô, a resistência cultural e o orgulho das raízes africanas.
Confira abaixo, a logomarca oficial do enredo: