O Dia Nacional do Samba foi celebrado com muita festa e alegria pela União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) no último domingo, 1º de dezembro, em sua sede, localizada no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Repleta de homenagens, a programação começou às 20h com a recepção dos pavilhões das escolas de samba, além da presença de importantes figuras do carnaval paulistano, como os baluartes e integrantes das Velhas-Guardas, baianas e outros convidados especiais.
A noite contou com a participação de Alexandre Magno (Nenê), presidente da UESP, e Laura Iris (Laurinha), presidente da Embaixada do Samba Paulistano, que fizeram a entrega das faixas ao novo Casal de Cidadão e Cidadã-Samba. Os homenageados deste ano foram o sambista Jorge Luiz de Oliveira, conhecido como Jorginho Saracura, da Vai-Vai, e Vera Lúcia Monteiro da Silva, a Tia Vera, da Prova de Fogo. Ambos se tornaram membros da Corte Oficial do Carnaval de São Paulo.
Além disso, novos sambistas foram empossados na Embaixada do Samba, instituição que reúne personalidades com, no mínimo, 25 anos de atuação no carnaval da cidade. Os novos embaixadores são Maria de Lourdes Correia de Melo (Mocidade Alegre), Sueli da Silva (Barroca da Zona Sul), Geralda Ferreira (Rosas de Ouro), Antônio Carlos Ignes (Tom Maior), Ademir Maceió (Camisa Verde e Branco) e Renato Lourenço Gomes (Acadêmicos do Tatuapé). O embaixador Laerte Toporcov, fundador da Imperador do Ipiranga, também foi homenageado com o título de Embaixador-Mestre.
A noite de homenagens ainda incluiu a entrega das medalhas do Mérito Sambístico a Alexandre Marcelino, diretor da Escola de Formação de Avaliadores de Carnaval, e a Edson Gomes, representante da Coordenação de Carnaval da UESP.
À meia-noite, teve início a “Vigília do Samba”, uma roda de samba que se estendeu até o amanhecer, com animação do grupo Matriz do Samba e convidados. Às 6h da manhã, a festividade foi encerrada com a tradicional “Alvorada do Samba”, marcada por um ato ecumênico conduzido por líderes religiosos.
A celebração do Dia Nacional do Samba na UESP reafirmou a importância do samba e das escolas de samba para a cultura paulistana, reunindo sambistas, amantes da música e figuras importantes do carnaval em uma noite de muita emoção e respeito à tradição.
Confira abaixo algumas fotos do evento (Foto: Daniel Amorim/Uesp):