Conheça agora os enredos que as escolas do grupo de Acesso 2 de Bairros da UESP vão apresentar em 2026. Os desfiles acontecem no dia 14 de fevereiro, na Vila Esperança. A campeã e vice-campeã deste grupo, sobem ao grupo de Acesso 1 de Bairros, da UESP.
Acadêmicos do Ipiranga
A Acadêmicos do Ipiranga leva para o Carnaval de 2026 o enredo “Um Canto de Amor e Resistência”. A proposta da agremiação é transformar o desfile em uma celebração vibrante sobre a capacidade do afeto e da união popular em superar as adversidades históricas.

Acadêmicos do Butantã
A Acadêmicos do Butantã navega pelas águas da cultura popular brasileira com o enredo “Marujada”. A escola da Zona Oeste propõe uma celebração lúdica e espiritual sobre uma das festas folclóricas mais tradicionais do país, também conhecida como Fandango ou Barca.

Passo de Ouro
Para 2026, a Passo de Ouro vai desfilar com o enredo “Aganju – Força da Justiça Ancestral”. A escola mergulha na cosmologia iorubá para exaltar uma das faces mais poderosas e místicas de Xangô, o orixá que rege o equilíbrio, o trovão e a aplicação da lei divina.

Joia da Coroa
Em 2026, a Joia da Coroa vai homenagear o povo Kayapó, com o enredo “Raoni Metuktirê Mebêngôkre”. A proposta será contar as principais lutas e vitórias obtidas pelo povo sob a liderança do cacique Raoni, desde demarcações de terras à presença em eventos de importância relevância nacional.

Príncipe Negro
A Príncipe Negro apostará na força dos ancestrais para o carnaval 2026. Com o enredo “Herança Ancestral, o Axé Que Nos Guia – Dos ventos de Angola, ecoa a força dos ancestrais”, a escola reverência a Angola, na espiritualidade, na cultura e na resistência.

Imperial da Vila Penteado
A Imperial da Vila Penteado apresenta para o Carnaval 2026 o enredo “Bahia de todos os santos, Salvador!”, uma homenagem que une a mística da capital baiana à linhagem espiritual de Pai Tatá Pércio de Xangô. O desfile propõe um mergulho nas raízes da “Roma Negra”, exaltando a força de Xangô, o Orixá da Justiça e Rei de Oyó, como o pilar que sustenta a fé e a tradição dos terreiros de Salvador.

TUP
Para o Carnaval de 2026, a TUP vai fazer um passeio pela cidade de São Paulo, com o enredo “Entre trilhos, roda e água: o coração que move São Paulo”. A escola vai celebrar e reverenciar a cidade que nunca dorme, onde cada movimento é vida, luta e esperança.

Zumbi Zaire
A Zumbi Zaire leva para a avenida o enredo “Axé Ayó!”, uma celebração vibrante que mergulha na essência da alegria e da plenitude dentro das tradições de matriz africana. O termo “Ayó”, que significa alegria em iorubá, serve como fio condutor para uma narrativa que exalta a força vital e o entusiasmo como formas de resistência e conexão com o sagrado.

Os Bambas
Em 2026, Os Bambas entra na avenida com uma turma muito famosa do público. Com o enredo “Com os Bambas, a Alegria Reinou e a Tuma da Mônica Chegou!” a escola vai homenagear Maurício de Souza com seus quadrinhos e gibis da Turma da Mônica como fio condutor.

Flor de Liz
Para 2026, a Flor de Liz nos convida a embarcar e viajar no mundo da imaginação. Com o enredo “Sou cor, sou arte, sou ilusão! Sou Flor de Liz no mundo da imaginação”, a agremiação vai passear pelos contos infantis que marcaram a vida, relembrando os medos, as brincadeiras e os doces sabores da infância.

Oba Oba
Encerrando o grupo de Acesso 2 de Bairros, a Oba Oba vai mergulhar na história e na cultura. Com o enredo “Um Banho de Alegria”, vai banhar a Vila Esperança com uma viagem sensorial e histórica, explorando o significado do banho não apenas como higiene, mas como um ritual de purificação, cura e celebração que atravessa civilizações.
