Home > Escolas de Samba > Amizade Zona Leste > Boas apresentações encerram o primeiro final de semana de ensaios técnicos no Anhembi

Boas apresentações encerram o primeiro final de semana de ensaios técnicos no Anhembi

Spread the love

Por Antonio Júnior
Fotos: Felipe Araújo/Liga-SP

Cinco escolas se apresentaram na tarde e noite do último domingo, no Sambódromo do Anhembi, no encerramento do primeiro final de semana de ensaios técnicos na cidade. Gaviões da Fiel, Rosas de Ouro, Leandro de Itaquera, Amizade Zona Leste e Tradição Albertinense ensaiaram na Passarela do Samba estreiando na temporada após dois anos de intervalo de atividades. Ao todo, 11 escolas passaram pelo Polo Cultural ao longo deste final de semana.

Baterias e desempenhos dos sambas se destacam nos ensaios de Gaviões e Rosas

Abrindo os trabalhos no domingo de chuva na capital, os Gaviões da Fiel ensaiaram ainda na parte da tarde e tiveram um desempenho bastante satisfatório, em especial, nos quesitos relacionados ao módulo musical. Comandada por Mestre Ciro Castilho, a Ritimão passou muito segura na avenida, executando bem as bossas e colaborando bastante para o bom desempenho do samba alvinegro. Destaque para o trabalho das caixas na bateria corinthiana.

O canto, em especial dos componentes das alas finais da agremiação, também vale ser destacado. A Fiel Torcida acolheu bem a obra, oriunda de uma junção, e cantou de forma bastante contínua pelo Anhembi. Por fim, vale destacar de maneira positiva a evolução alcançada pelos integrantes do carro de som dos Gaviões. Comandados por Ernesto Teixeira e pelo diretor musical da escola, Rafa do Cavaco, os cantores da Fiel mostraram visível progresso em comparação ao último carnaval. Os Gaviões levarão para seu desifile o enredo “Basta!”, um grito contra a intolerância, e voltam ao Anhembi para mais um ensaio técnico já no sábado que vem, 19 de março, às 21h45.

Encerrando a terceira noite de treinos no Sambódromo do Anehmbi, a Rosas de Ouro apresentou desempenho muito satisfatório nos quesitos harmonia, bateria e samba-enredo. A comunidade roseirense cantou forte o samba-enredo da escola, que em 2022 levará para a avenida o enredo “Sanitatem”, desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Menezes e que abordará a cura por meio dos rituais e da ciência. O samba, abraçado pela comunidade e bem avaliado pela crítica especializada, foi muito bem defendido na pista por Royce do Cavaco e pelo time de canto da escola.

Destaque de outros carnavais recentes da escola, a Bateria Com Identidade, comandada por Mestre Rafa, fez mais uma vez um excelente trabalho. Trabalho encorpado por uma série de bossas ousadas, a batucada da Roseira sustentou muito bem o andamento e a musicalidade da escola ao longo de toda a avenida, mostrando estar muito bem entrosada. A Azul e Rosa ainda volta ao Sambódromo do Anhembi no dia 27 de março, para mais um ensaio, às 21h45.

Samba e ala musical se destacam no treino da Leandro

Debaixo da chuva mais intensa registrada na noite, a Leandro de Itaquera realizou seu único treino no Anhembi visando o carnaval de 2022. A Vermelha e Branca da Zona Leste levou ao Anhembi um bom número de componentes para os padrões do Grupo de Acesso 1, que foram embalados por uma boa apresentação de Hudson Luiz, voz oficial da escola, e de seu time de cantores de apoio. O samba, um dos mais bem avaliados pelo público e pela crítica especializada, teve um bom rendimento.

Por ser do Grupo de Acesso 1, a Leandro não realiza mais ensaios técnicos nessa temporada e volta à avenida apenas para o desfile oficial, no dia 21 de abril. A escola será a sétima a desfilar, com o enredo “No ecoar dos tambores e no feitiço da Leandro – De Dahomé às terras de encataria – O cortejo da rainha Jeje e os segredos de Xelegbtá”, desenvolvido pelo carnavalesco Amarildo de Mello.

Amizade e Tradição Albertinense também realizam seus treinos na Passarela do Samba

Agremiações do Grupo de Acesso 2, Amizade Zona Leste e Tradição Albertinense também treinaram na noite do último domingo no Sambódromo. Contando a história de Dandara em seu carnaval de 22, a Amizade teve como destaque o bom entrosamento da dupla de cantores da escola (Adauto Jr e Xandi) com a bateria, comandada pelo mestre e presidente, Camilo Augusto. A Amizade Zona Leste será a décima escola a desfilar no dia 16 de abril.

Já a Tradição Albertinense, que prepara uma homenagem aos 30 anos do Anhembi, prestou uma homenagem a alguns cantores que fazem parte da história do carnaval paulistano no Polo Cultural. Ernesto Teixeira (Gaviões da Fiel), Royce do Cavaco (Rosas de Ouro) e Juninho Branco (Morro da Casa Verde) estiveram presentes no ensaio e foram homenageados pela escola da Vila Albertina. A Tradição Albertinense será a 11ª escola a desfilar no dia 16 de abril.

Ensaios continuam no próximo final de semana

Dez escolas realizam ensaios no próximo final de semana no Sambódromo do Anhembi. Na sexta-feira (18), a partir das 21h45, a Mancha Verde realiza seu primeiro treino na Passarela do Samba. No sábado (19), os ensaios começam a partir de 18h e contam com cinco apresentações: Camisa 12, Mocidade Alegre, Estrela do Terceiro Milênio, Gaviões da Fiel e Camisa Verde e Branco. Por fim, no domingo (20), mais quatro agremiações, a partir das 18h: Imperador do Ipiranga, Morro da Casa Verde, Pérola Negra e Colorado do Brás. A SASP fará cobertura completa em suas redes sociais (Instagram, YouTube e Facebook – @saspcarnaval) e em sasp.com.br.

Botequim da SASP