A Liga SP realizará após cinco anos, a gravação ao vivo do CD Samba Enredo Carnaval SP 2018. Nesta última sexta-feira (29) aconteceu na Fábrica do Samba I, a passagem de som da campeã do carnaval de 2017, Acadêmicos do Tatuapé.
Esta mudança aconteceu por meio de um projeto liderado pelo vice-presidente da Liga SP, Darly Silva, o Neguitão, que em exclusividade para a SASP comenta sobre suas expectativas com esta mudança: “Já era um sonho do samba paulista. As comunidades almejavam por este formato de gravação, então este ano nós resolvemos encarar esse desafio, aproveitando o novo espaço na Fábrica do Samba’’. O vice-presidente também comenta sobre o resultado que se espera com esta mudança: “Queremos aproximar mais as comunidades da gravação do disco, pois este é o meio de divulgação do samba, que é um fator decisivo para as escolas durante o desfile’.’
O álbum, que tem direção técnica de Rodrigo Pimentel, da RW Studios, e de Marcelo Casa Nossa na produção artística, é composto pelo samba enredo das 22 agremiações do Grupo Especial (14) e do acesso (8). As escolas de samba gravarão suas composições com a performance das baterias, intérpretes e um coral formado por 60 vozes da comunidade.
O intérprete da Acadêmicos do Tatuapé, Celsinho Mody comenta sobre o quanto a mudança contribui para o crescimento do carnaval de SP: “Esse novo formato aproxima a comunidade, as escolas tiveram que começar a trabalhar esse ano mais cedo por conta das gravações, e isso contribui para que o samba continue se popularizando mais, pois quanto mais se canta, mais pessoas cantando samba e, desta forma se populariza a obra e populariza o nosso carnaval de modo geral’.’
O evento também contou com a presença de alguns mestres de baterias das escolas de samba de São Paulo, a fim de acompanharem como será desenvolvido este projeto e como adaptá-lo dentro de suas baterias. Confira abaixo um trecho da passagem de som:
A festa de lançamento do álbum está prevista para o dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba. O evento será aberto ao público geral e terá todas as agremiações presentes.
Dia 30 de setembro (sábado)
14- Nenê de Vila Matilde
17- Barroca Zona Sul
20h- Colorado do Brás
Dia 1º de outubro (domingo)
11h- Acadêmicos do Tucuruvi
14h- Mancha Verde
17h- Acadêmicos do Tatuapé
Dia 2 de outubro (segunda-feira)
19h- Império de Casa Verde
22h- Independente Tricolor
Dia 3 de outubro (terça-feira)
19h- Unidos do Peruche
22h- Gaviões da Fiel
Dia 4 de outubro (quarta-feira)
19h- Imperador do Ipiranga
22h- X-9 Paulistana
Dia 5 de outubro (quinta-feira)
19h- Águia de Ouro
22h- Tom Maior
Dia 6 de outubro (sexta-feira)
19h- Unidos de Vila Maria
22h- Dragões da Real
Dia 7 de outubro (sábado)
11h- Camisa Verde e Branco
14h- Mocidade Alegre
17h- Pérola Negra
Dia 8 de outubro (domingo)
11h- Leandro de Itaquera
14h- Rosas de Ouro
17h- Vai-Vai