Com mais um carnaval se aproximando, o clima da folia já paira na capital. Em constante evolução, e algo que talvez não era tão perceptível, as logomarcas dos enredos estão em toda parte, estando estampadas em pavilhões, camisetas, e até nos planos de fundo dos aparelhos celulares. Em constante evolução, e muito mais organizadas e planejadas, as escolas da UESP estão cada vez mais investindo nestas representações gráficas de seus enredos. E para alimentar ainda mais este clima tão desejado para nós sambistas, a equipe SASP selecionou algumas logomarcas do carnaval 2018 das escolas filiadas a Matriz do Samba.
Conhecido no Mundo do Samba pelas enquetes do JIO (Júri Imparcial do Orkut), e por ser um colecionador apaixonado de logomarcas, Gustavo Pavilhão em entrevista ao portal SASP, falou da importância representativa dos logos:
“Ao meu ver a logomarca do enredo é a identidade visual de uma escola de samba. A criação de uma logomarca é tão importante quanto à criação do enredo, pois é uma representação visual da agremiação. Geralmente é a primeira impressão que a comunidade tem do enredo. Por isso, é importante que seja clara e objetiva, e ao mesmo tempo transmita o que a escola quer passar no carnaval do respectivo ano. É importante saber também que os melhores logos são muitas vezes os mais simples, porém suas características são fortes e reconhecíveis.” – Disse Gustavo Pavilhão ao portal SASP.
Para conhecermos ainda mais o processo de criação das logomarcas, a SASP conversou com Adriano Moraes que é designer gráfico, e que vem figurando entre as escolas do grupo especial e algumas da UESP como criador de alguns projetos.
“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a toda equipe da SASP pelo espaço e em especial ao Rodrigo Dias, é um honrar dar um depoimento para este site que é uma inspiração para todos nós que trabalhamos com o Carnaval.
Bem, hoje em dia o logo de um Carnaval vai muito além de uma imagem, ele crava no tempo sua marca, com a ideologia de cada agremiação. Existem coisas que os admiradores do Carnaval esperam e hoje em dia como vivemos em uma era extremamente visual, o logo se tornou justamente um diferencial neste processo.
Vejo que o desenvolvimento do logo de enredo é mais do que uma imagem que se perde no tempo, procurando referencias de uma década, uma década e meia atrás simplesmente não achamos, a valorização do nosso setor no Carnaval é de suma importância para a história de cada agremiação, aliás, oxalá o dia que chegaremos em uma quadra e veremos o pavilhão de enredo que ilustrou o título para uma escola exposto também como forma de orgulho, não apenas sendo colocado de lado e esquecido pelo tempo” – Disse Adriano em depoimento a SASP.
Falando sobre o processo de criação, Adriano destacou alguns passos para os internautas do portal SASP na criação dos logos. Um ou o principal passo na hora da elaboração segundo ele, é a extração dos elementos da sinopse junto aos carnavalescos.
“Este processo de criação é bem simples, primeiro dissecamos completamente as ideias do enredo através da sinopse, partindo então para a proposta que o carnavalesco quer transmitir através do logo, sendo mais tradicional, moderno, formas, ilustrações vetorizadas, mais realistas, etc. A partir disso a execução e a “loucura” caminham lado a lado… é esquema de cores, formas, direções, perspectivas, distorções, fontes, degrades, texturas até chegarmos na fase final, nesta fase teremos que nos atentar para os detalhes extras que para o público em geral quase passa desapercebido, mas que para os profissionais envolvidos são peças primordiais para finalizar cada imagem.” – Relata Adriano.
Tendo algumas logomarcas no carnaval de 2018, em escolas como, Só Vou se Você For, e União da Vila Albertina, Adriano finalizou seu depoimento ao portal SASP agradecendo aos carnavalescos Danilo Dantas, e Sidney França que vem lhe dando oportunidades nas criações de alguns logos, e a Acadêmicos do Tucuruvi, escola que o coroou como vencedor em concurso realizado no último carnaval.
Ressaltamos que até o fechamento desta matéria, algumas agremiações não encaminharam suas logomarcas.