Por Douglas Soares,
A Rua Alvinópolis na Vila Esperança tem fortes ligações com as ‘Batalhas de Confetes’ que ali aconteciam em meados dos anos 40 e 50, sendo assim um dos berços do carnaval paulistano, atualmente a rua que fica ao lado do metrô Vila Matilde recebe os desfiles do Grupo 3 da UESP no domingo e segunda-feira de carnaval.
A Valença de Perus foi a grande campeã do Grupo 4 em 2017 e abre os desfiles do Grupo 3 no dia 11 de Fevereiro, neste ano a escola vai homenagear Seo Nenê, grande Baluarte do samba brasileiro – ” A saga de Alberto Alves, paixão, amor e carnaval”. A Imperatriz da Sul que tem apenas 6 anos de existência, sonha com um grande carnaval e o retorno ao Grupo 2 com um enredo afro – “Africanidades! Seu gingado, minha dança… Seu batuque, minha batucada”.
A Dragões de Vila Alpina promete colocar fogo na Avenida com o enredo: “Fogo, a chama da vida. Dragões de Vila Alpina incendeia a avenida”. A Mocidade Robruense está no Grupo 3 desde 2005 e busca sua primeira ascensão, a escola do Jardim Robru levará o enredo “Pai e Mãe, sem vocês eu não existo”, e terá o experiente carnavalesco Anderson Paulino assinando seu desfile.
A Em Cima da Hora Paulistana convida todos para o seu aniversário,e homenageá o jornalista e apresentador Leão Lobo com o tema “Nos 20 anos da Em Cima da Hora… Tem um Leão na Toca da Coruja”. A tradicional escola da Cidade Tiradentes a Príncipe Negro, fundada em 1964 e com passagens no Grupo 1 nas décadas de 70 e 80 (Grupo Especial), vai encerrar a primeira noite de desfiles com o enredo “Negra mulher – Príncipe Negro exalta a raiz ancestral guerreira”.
Na segunda-feira, 12, outras 6 escolas se apresentam na Vila Esperança, a Imperatriz da Paulicéia será a primeira da noite com o enredo: “A Mistura Brasileira”. Logo em seguida é a vez da União da Vila Albertina com o tema “Uma União das Arábias” , a agremiação buscar retornar ao grupo 2 da UESP.
A Só Vou Se Você For foi a Vice Campeã do Grupo 4 em 2017, e aposta no carnavalesco Danilo Dantas e no enredo “Poesia em forma de canção”, no sonho em subir de grupo. A Iracema, Meu grande amor, atravessa a cidade para desfilar na Zona Leste e contará a estória de um grande quilombola através do enredo “Carukango, Axé Grande Quilombo… Príncipe Guerreiro”.
A Unidos de São Miguel bateu na trave no ano passado, ficando com a 3ª colocação, a escola já viveu grandes momentos no carnaval paulistano, o maior em 1994 quando disputou o grupo especial, neste ano a aposta é o amor na buscar do título do grupo 3 – “Abra o seu coração, a cura para o mundo é o amor”. A tradicional escola da Zona Norte, a Passo de Ouro encerra os desfiles do grupo 3 e trará o enredo “A Passo de Ouro acreditou e o sonho se realizou”.
Confira a Ordem dos desfiles do Grupo 3.
GRUPO 3 ESCOLAS DE SAMBA
LOCAL: VILA ESPERANÇA – Av. Alvinopólis
DOMINGO (11 DE FEVEREIRO)
DESFILE OFICIAL – 40 MINUTOS
- 20h20 – Valença Perus
- 21h00 – Imperatriz da Sul
- 21h40 – Dragões da Vila Alpina
- 22h20 – Mocidade Robruense
- 23h00 – Em Cima da Hora
- 23h40 – Príncipe Negro
SEGUNDA-FEIRA (12 DE FEVEREIRO)
- 21h20 – Imperatriz da Paulicéia
- 22h00 – União da Vila Albertina
- 22h40 – Só Vou Se Você For
- 23h20 – Iracema Meu Grande Amor
- 00h00 – Passo de Ouro
- 00h40 – Unidos de São Miguel