A comunidade da Leandro de Itaquera conheceu na noite desta terça (16), o enredo que a entidade levará para seu desfile do grupo de Acesso no carnaval 2020. A apresentação do enredo Das Savanas Africanas Às Savanas de Itaquera… Sou África! O Berço do Mundo. Leões de Uma Força Abençoada, ocorreu em um evento realizado no bairro de Itaquera, na zona leste de São Paulo.
O carnavalesco da escola, Amarildo de Mello, conversou com a reportagem da SASP e explicou o tema da vermelho e branco. “Será uma ode a Mãe África e seus filhos, que aqui no Brasil deram continuidade as suas heranças e raízes. Nessa viagem lúdica, nossa escola se personifica da soberania, do orgulho e da coragem do nosso mascote, o leão, representando a força da Mãe África, que espalhou em suas terras e pelo mundo os Leões de uma Força Abençoada, sempre lutando por suas conquistas e liberdade. Da África ao Brasil, o leão encontra no reduto Itaquera, a versão contemporânea de um Império Africano, defendido por leões e abençoado pelos orixás… Um reduto de resistência, de reminiscências e heranças da cultura afro”.
Amarildo, também falou sobre sua chega na Leandro de Itaquera e toda recepção recebida pela comunidade em sua apresentação oficial. “Minha chegada foi bastante bacana, uma energia contagiante. Na primeira reunião, quando fui apresentado, já estava escrevendo e pesquisando o enredo, mas ainda pairava algumas dúvidas sobre qual caminho seguir. Mas após esse contato com a diretoria, segmentos e lideranças da comunidade, percebi o quanto essa gente venera suas origens, suas marcas, signos e raizes, e assim, todas as dúvidas foram dirimidas e tive a certeza qual caminho deveria seguir para o enredo. Estou muito feliz em pode participar desse quilombo de resistências”, finalizou.
Nos próximos dias, a escola deverá apresentar a logomarca oficial do enredo e convocar os compositores para as eliminatórias de samba.