Desfiles do Grupo de Acesso 2 começam neste sábado; confira um pouco sobre o que as escolas levarão para a avenida
Neste sábado (22), começam oficialmente os desfiles do Carnaval de São Paulo. Organizado pela LIGA, a folia terá início no Sambódromo do Anhembi com a estreia dos desfiles mirins às 18h30. Em seguida, a partir das 20h, terão início os desfiles do Grupo de Acesso 2. Dez escolas disputarão uma vaga no Grupo de Acesso 1, com o objetivo final de chegar ao Grupo Especial em 2027.
Este ano, um feito inédito marcará a competição: a apuração acontecerá já no domingo, a partir das 19h, na Fábrica do Samba. Assim, as escolas não precisarão esperar mais de dez dias pelos resultados dos desfiles.
Pensando nisso, preparamos um pequeno resumo sobre o que cada uma das dez escolas apresentará no Sambódromo do Anhembi:
-
RAÍZES DO SAMBA (20h)
Estreando no grupo e no Anhembi, a escola, que tem apenas 9 anos de existência e é presidida pelo ex-presidente da Liga, Robson de Oliveira, apresenta o enredo “De quem é a culpa?”, assinado pelo experiente carnavalesco Babú Energia. O enredo abordará situações cotidianas que nos fazem questionar: de quem é a culpa? A proposta é trazer à tona uma reflexão sobre a culpa e suas consequências, que muitas vezes são irreparáveis. A narrativa passará desde os tempos de Adão e Eva até as perseguições que minorias sofrem nos dias de hoje, as constantes guerras e a ganância em busca de poder. Por fim, a escola nos convida a sonhar com um mundo ideal, livre de culpa, onde o homem e a natureza vivem em paz, comunhão, respeito e amor.
-
IMPERATRIZ DA PAULICEIA (20h50)
Em seu terceiro ano no grupo, a escola apresenta o enredo “Eu Queria que Essa Fantasia Fosse Eterna”, assinado por uma Comissão de Carnaval. O tema lúdico parte do princípio de como seria o mundo se fosse regido pelas leis inclusivas, de valorização do espírito coletivo, respeito e alegria, como acontece em uma escola de samba. Seria, basicamente, um mundo igualitário, livre de qualquer tipo de preconceito ou discriminação, onde todos convivem em harmonia, independentemente de gênero, raça, cor ou situação financeira. E quem melhor para propor essa fantasia do que uma escola de samba, que tem a premissa igualitária como um de seus pilares?
-
UNIDOS DO PERUCHE (21h50)
Buscando retornar ao grupo de acesso, a escola, após muitos anos de pedidos de sua comunidade, homenageia seu fundador, Seu Carlão. O enredo “Axé Griô! Carlão do Peruche, o Cardeal Preto do Samba”, desenvolvido pelo carnavalesco Chico Angelo, conta a história do fundador e, de certa forma, da própria escola. Seu Carlão, um dos fundadores do Peruche, era considerado um dos Cardeais do Samba paulistano, tendo participado de diversos movimentos, junto com outros sambistas históricos, para transformar o carnaval no que ele é hoje. Será um desfile carregado de emoção. O destino quis que, na semana do desfile, na segunda-feira (17), o homenageado viesse a falecer, aos 94 anos, apenas cinco dias antes do evento. O trono onde ele viria estará vazio, mas com a certeza de que seu legado continuará.
-
TORCIDA JOVEM (22h30)
Rebaixada do Acesso 1 para o 2 no último carnaval, a escola ligada à maior organizada do Santos busca sua volta ao grupo 1 para finalmente chegar ao Especial. Com o enredo “Na Capital do Reggae, onde a natureza canta e o mundo se encanta: São Luís do Maranhão”, assinado por uma comissão de carnaval, a escola pretende dar uma nova abordagem à cidade de São Luís do Maranhão. O município foi reconhecido oficialmente como a Capital Nacional do Reggae em 2023, e esse reconhecimento será um dos principais destaques do enredo na avenida. A escola vai contar a história de como o movimento reggae começou a tomar forma e ganhar as ruas da cidade, desde 1980 até os dias de hoje, passando também pela história e riquezas de uma das principais cidades do Nordeste brasileiro.
-
PÉROLA NEGRA (23h20)
Também vinda do grupo 1, a escola vem forte para retornar rapidamente à elite paulistana e, para isso, apresenta um enredo impactante, intitulado “Exú Mulher”. Desenvolvido pelo carnavalesco Rodrigo Meiners, o desfile abordará a forma feminina de Exú, inspirado no livro “Exu Mulher e o Matriarcado Nagô”, de Claudia Alexandre. O enredo traz um debate sobre o estudo das tradições e religiosidades afro-brasileiras. O livro, baseado na tese de doutorado da autora, ilustra que na formação dos candomblés de tradição iorubá-nagô, cujos terreiros cultuam Exu/Legba/Elegbará, o racismo religioso se manifesta centralmente a partir da figura de Exu e reivindica seu lado feminino. Assim, a escola pretende desenvolver e apresentar na avenida todo o aspecto feminino presente na forma de Exú, tanto na literatura quanto nos rituais e no sincretismo.
-
MORRO DA CASA VERDE (00h10)
Buscando voltar ao grupo 1 e almejando novamente a elite, na qual não desfila desde 2001, o Morro da Casa Verde fará uma homenagem à Umbanda na avenida com o enredo “Saravá Umbanda! Uma história de luz, caridade e amor”, desenvolvido pelo carnavalesco Ulisses Barra. A escola busca desmistificar os preconceitos em torno de uma das grandes religiões de matriz africana no Brasil, a Umbanda. O enredo propõe mostrar toda a pureza, o amor e a caridade que a religião prega, combatendo a visão equivocada que a associa ao mal, ao terror e ao egoísmo. Dessa forma, a escola levará o terreiro da Casa Verde para a avenida, propondo uma grande gira repleta de amor e samba.
-
IMPERADOR DO IPIRANGA (1h)
Sétima escola a desfilar, a Imperador do Ipiranga traz o enredo “Abrakadabra”. Inicialmente proposto por uma comissão de carnaval, quem assina no dia do desfile é o experiente carnavalesco Anselmo Brito. A proposta do enredo é explorar o universo mágico, envolvendo encantamentos, ilusionismo e toda a fantasia que a palavra “Abrakadabra” evoca, criando um verdadeiro espetáculo de magia na avenida.
8. PRIMEIRA DA CIDADE LÍDER (01H50)
Buscando sua estreia no Acesso 1 em 2026, a escola homenageia Pai Tinho, renomado pai de santo do carnaval, com o enredo “Ajodun Odé, em seus 40 anos de axé, Pai Tinho celebra Oxóssi”, desenvolvido pelos carnavalescos Ewerton Visotto e Cristiano Oliveira. O desfile mergulhará na vida e na espiritualidade de Pai Tinho, que completa 40 anos dedicados ao ofício. Além da temática emocionante, a escola carrega uma história de superação: perdeu seu barracão a apenas 45 dias do desfile e precisou refazer seu carnaval praticamente do zero, trazendo ainda mais carga emocional para a apresentação.
9. BRINCO DA MARQUESA (02H40)
Vindo da UESP, a escola busca se consolidar no grupo com um enredo sobre a cidade de São Paulo. “A Marquesa na Cidade do Amor”, desenvolvido por uma comissão de carnaval, pretende homenagear a grande diversidade da capital paulista e tudo o que a torna tão apaixonante. O desfile destacará a influência dos migrantes nordestinos, dos imigrantes, dos operários, da arte, da gastronomia e da cultura, além de celebrar a riqueza da diversidade. Será um verdadeiro manifesto de amor pela cidade na avenida.
10. CAMISA 12 (03H30)
Última escola a desfilar no Grupo de Acesso, a Camisa 12 traz o enredo “Edun Ará Asé Idajó – Força que faz a Justiça”, desenvolvido pelo experiente carnavalesco Delmo de Morais. O desfile abordará os Alafins de Oyó e sua luta pela justiça, destacando a resistência contra o racismo e os desafios na busca por igualdade racial no país. A escola pretende encerrar a noite de desfiles com um grande manifesto em prol da luta antirracista, elucidando os problemas sociais que perpetuam a desigualdade e reforçando a importância da resistência.
INFORMAÇÕES SOBRE OS DESFILES
Entrada: Gratuita
Abertura dos portões: 18h
Interdição: A Avenida Olavo Fontoura estará interditada nos dias de desfile. Confira as opções de acesso ao Sambódromo do Anhembi:
- Táxi – Táxis podem acessar a Av. Olavo Fontoura.
- Transporte por aplicativo – Os carros de aplicativo não podem acessar a Av. Olavo Fontoura, portanto, será necessário caminhar até os portões do Sambódromo.
- Ônibus – Linhas especiais sairão do Metrô Tietê (179A-10) e do Metrô Barra Funda (879A-10) com destino ao Sambódromo do Anhembi. A tarifa é de R$ 5,00, e o pagamento pode ser feito em dinheiro ou com Bilhete Único.
- Metrô Tietê: Embarque na Av. Cruzeiro do Sul, 1777.
- Metrô Barra Funda: Embarque na Av. Auro Soares de Moura Andrade (Lado Sul).
- Retorno: O embarque de volta para as estações será no Portão 1 do Anhembi.
- Veículo próprio – O estacionamento do Distrito Anhembi, gerido pela GL Events Brasil, estará disponível nos portões 5 e 7, com acesso pela Marginal Tietê. Valor R$ 80.
A SASP fará a cobertura completa do desfile em nossas redes sociais e no YouTube, você pode assistir no link abaixo.