Home > SASP > ESPECIAIS > Dia dos namorados – relembre alguns enredos que exaltaram o amor no carnaval paulistano

Dia dos namorados – relembre alguns enredos que exaltaram o amor no carnaval paulistano

Spread the love

A paixão pelo universo carnavalesco é indescritível. A cada momento, vamos encontrando formas de amar essa incrível festa, que nos retribuí apresentando grandes paixões em nossas vidas. Quem nunca se apaixonou no carnaval?

Para comemorar o dia dos namorados, a SASP separou uma lista com alguns enredos que abordaram o amor no carnaval paulistano, uns como tema central e outros como alguma citação. Confira abaixo (clique no nome das escolas para ir ao Acervo SASP):

Barroca Zona Sul 1990

A verde e rosa levou para o último desfile na Avenida Tiradentes o enredo Os Segredos do Amor, da dupla de carnavalesco José Maria Zolezi e Maria Aparecida Urbano. O samba, brilhantemente cantado por Zé Maria, trazia em seus versos do trecho: SENTE…/ A FORÇA DA VIDA/ ZONA SUL NA AVENIDA/ TRAZ A FONTE DO AMOR…

Nenê de Vila Matilde 1995

Com o enredo Eu Te Amo, a Nenê de Vila Matilde fechou os desfiles do grupo Especial de 1995 exaltando o amor, no enredo desenvolvido pelo lendário carnavalesco Pedro Luis Pinotti. O samba é muito lembrado até hoje, pois a escola levou uma dupla para canta-lo no Anhembi, Dom Marcos e Rose. O refrão era o ponto alto da obra:  SIMBORA BATERA, LEVANTA A GALERA/ EU AMO VOCÊ/ DEPOIS QUE EU PASSAR, QUE BICHO VAI DAR/ NENÊ, NENÊ, NENÊ!

Mocidade Alegre 2009

A Morada do Samba, conquistou o título do grupo Especial de 2009 com um enredo Da chama da razão ao palco das emoções…sou a máquina, sou vida… Sou coração pulsando forte na avenida, que não falava propriamente sobre o amor, mas sim sobre o coração, e lembrou seu versos os casais apaixonados: ENTRE TANTAS EMOÇÕES/ AMORES REVELAM CENÁRIO DE PAIXÕES/ ENAMORADOS AO LUAR/ O CUPIDO ME FLECHOU

Camisa Verde e Branco 2012

Em 2012, o Camisa Verde e Branco abriu a segunda noite de desfiles do grupo Especial com o enredo É o Amor, desenvolvido pelo carnavalesco Anselmo Brito. O clima de romance esteve presente no ar em todo desfile da escola, até mesmo na concentração, quando o intérprete Agnaldo Amaral, realizou seu casamento em pleno Anhembi, com a presença de um padre, que abençoou o cantor e sua esposa Katia.

Tom Maior 2013

A escola do Sumaré optou por uma tema ousado em 2013. O carnavalesco Marco Aurélio Ruffinn desenvolveu o enredo Parque dos desejos – O seu passaporte para o prazer, patrocinado por uma empresa de preservativos, e que falava sobre os prazeres carnais, apresentando ao folião um incrível parque do prazer, no qual todos os seus desejos poderiam ser atendidos. Nesse contexto, claro que o amor está envolvido.

Nenê de Vila Matilde 2014

19 anos após levar o amor para o Anhembi, a Nenê voltou a abordar o tema no carnaval de 2014, quando desfilou com o enredo Nenê de Vila Matilde apresenta: Paixões proibidas e outros amores, do carnavalesco Pedro Magoo, contando grandes histórias de amor e paixões proibidas ao logo da história, como do amor entre o imperador Dom Pedro I e a plebeia Domitila de Castro, mais conhecida como Marquesa de Santos, que assombrou os conservadores do Brasil Imperial. Destaque para os versos Amores que fogem a razão, sem discriminação/ A tentação de enlouquecer/ Romance, Encanto, Magia/ A sedução vence o poder…

Independente Tricolor 2019

Desfilando pelo grupo de Acesso, a escola tricolor levou para o Anhembi o enredo Pra Sempre Vou Te Amar, se inspirou em uma das obras mais conhecidas da literatura mundial, A Divina Comédia”,de Dante Alighieri. Destaque para os versos: AQUELE QUE CHAMAM DE DANTE/ SE APAIXONOU PELA CABROCHA BEATRIZ/ UM DIA, COMETEU A TRAIÇÃO/ PARTIU A DONA DO SEU CORAÇÃO/ QUE FOI MORAR NO INFINITO

Gaviões da Fiel 2020

No último carnaval, a Fiel Torcida fez um grande desfile para falar de amor com o enredo Um não sei quê, que nasce não sei onde, vem não sei como e explode não sei porquê, idealizado pelos carnavalescos Paulo Barros e Paulo Menezes. O tema levou ao Anehmbi casos de amor sem fim, que arrebatam e arrastam multidões, loucas paixões eternizadas pela história. O refrão era o grande destaque do samba cantado por Ernesto Teixeira: Vai arrepiar, abra o seu coração/ Vem se apaixonar, explodir de emoção/ Um sentimento que arrasta multidões/ Canta, Gaviões!

Botequim da SASP