A comunidade do Vai-Vai conheceu na noite do último domingo, dia 30, o samba-enredo que irá embalar o desfile da escola no carnaval 2019, ano em que desfilará pelo grupo Especial com o enredo Vai-Vai, O Quilombo do Futuro!
Nem a noite fria que fazia na capital paulista espantou o público, que compareceu em grande número para acompanhar a final de samba da escola mais tradicional da cidade. Quatro obras disputavam a chance de ser o próximo hino da entidade.
Por conta de uma determinação de horário com a prefeitura, a entidade agilizou o processo de apresentação, sendo que cada samba tinha apenas quatro passagens para apresentar a obra. E assim os sambas 27, 7, 8 e 9 se apresentaram nesta ordem.
Antes do resultado, o grupo Pixote fez uma rápido show para a comunidade da Bela Vista. Após a apresentação, a diretoria da escola subiu ao palco e o presidente Darly Silva, o Neguitão, discursou para comunidade e falou sobre a importância do enredo.
“Vamos trazer a narrativa história do povo negro. Aqueles que acham que os negros são apenas descendentes de escravos, nós vamos mostrar a real história que o livros e o cinema apagaram. A escola de samba Vai-Vai tem uma missão muito grande: resgatar o orgulho do povo negro”, explanou.
Por fim, foi a vez da cantora Grazzi Brasil anunciar o samba da parceira de Edegar Cirillo, Marcelo Casa Nossa, André Ricardo, Dema, Gui Cruz, Rodolfo Minuetto, Rodrigo Minuetto e Kz, como a vencedora da disputa, assim conquistando o tricampeonato na Escola do Povo.
“Não tem explicação para o sentimento de ganhar um samba na maior campeã do Carnaval de São Paulo, imagine três então. Obrigado comunidade da Bela Vista, vocês durante esses 3 anos foram a nossa torcida, hoje escrevemos mais uma página dessa história”, comemorou Guilherme Cruz, um dos compositores da obra.
Assim o Vai-Vai finalizou a temporada 2019 de eliminatórias nas escola de samba de São Paulo. Confira abaixo o samba campeão na versão dos compositores.
AXÉ… EU SOU A NEGRA ALMA DO BIXIGA
HERANÇA QUE MARCOU A MINHA VIDA
TEM QUE RESPEITAR MINHA RAIZ
O ORUM VAI CLAREAR TODA VERDADE
PRA RESGATAR A NOSSA IDENTIDADE
DAS LINHAS QUE A HISTÓRIA APAGOU
AFRICA… NEGRA MÃE DA HUMANIDADE
AS MARCAS DE UM PASSADO TÃO PRESENTE
NA LUTA QUE MANDELA ENSINOU
É A FORÇA DE LUTAR POR NOSSA GENTE
CLAMANDO A JUSTIÇA DE XANGÔ
Ô INAÊ… RAINHA DO MAR! ALODÊ… IABÁ, ODOYÁ…
CUIDA DE MIM MAMÃE LEVA MEU PRANTO
EM SEUS BRAÇOS O MEU ACALANTO
ECOA O GRITO FORTE DA SENZALA
NOS OLHOS BRILHA UM NOVO AMANHECER
ARUANDA Ê… ARUANDA…
TRAGO A FORÇA DE PALMARES
PRA VENCER DEMANDA
A LIBERDADE É MINHA POR DIREITO
O AMOR VAI SUPERAR O PRECONCEITO
SOMOS TODOS IRMÃOS
E A LUZ DO PERDÃO VAI NOS GUIAR
SORRIR… “SIM, NÓS PODEMOS” SONHAR
POIS TEMOS UM FUTURO PELA FRENTE
PUNHOS CERRADOS, A SARACURA ESTÁ PRESENTE!
É QUE EU SOU DA PELE PRETA
QUILOMBO DO POVO… SOU VAI-VAI!
UM PRIVILÉGIO QUE NÃO É PRA QUALQUER UM
PROTEGIDO E ABENÇOADO POR OGUM