Home > São Paulo > UESP > Blocos Especiais > Editorial: Apesar das dificuldades, um ano repleto de conquistas!

Editorial: Apesar das dificuldades, um ano repleto de conquistas!

Spread the love

O último do ano é um excelente momento para parar, pensar e fazer um balanço final de todas as ações feitas no decorrer dos  últimos 12 meses. Seguindo esse conceito, a equipe da SASP parou e analisou seu desempenho durante 2017, um ano repleto de dificuldades, mas gratificante com os resultados alcançados.

Começamos o ano com uma das maiores mudanças nos 17 anos de história do portal: repaginamos o layout do site e também de nossa logomarca oficial. Ambas as decisões foram muito difíceis de serem tomadas, uma pois iríamos mudar uma das marcas mais conhecidas do carnaval paulistano e a outra, seria mudar todo o projeto técnico do site, que já tinha mais de 13 anos de uso e o mundo do samba já estava completamente ambientado nele. Porém analisamos os prós e os contras e decidimos que era hora de mudar… O resultado não poderia ter sido melhor! Terminamos o ano com uma média mensal de 100 mil acessos em nosso novo site, que se tornou mais fácil para navegar, mais fácil de ser visto por smartphones e dispositivos móveis, que hoje correspondem a 60% de nossa audiência. Além disso, tivemos um crescimento de 73% de nossos acessos em relação ao último ano no site e nossa página na Facebook cresceu 33% no número de seguidores. Foram 1.021 notícias veiculadas em nosso site até a data de hoje (22 de dezembro) e 2.231 postagens em nosso Facebook. Ainda não deu tempo de contabilizar o número de pessoas que assistiram nossos vídeos em nosso canal no Youtube e nem que ouviram nossas transmissões na Sintonia SASP, mas os números são grandiosos!

Essas mudanças serviram também para impulsionar o trabalho de nossa equipe, desses bravos homens e mulheres que dedicam seu tempo e se comprometem a levar para os apaixonados pelo carnaval de São Paulo, todas as novidades do dia-dia da maior festa popular da cidade. E eles fazem tudo isso apenas pelo prazer de levar o carnaval paulistano para um número cada vez maior de pessoas. Ressaltamos que ninguém recebe absolutamente nada para estar na SASP, infelizmente não temos como dar esse suporte. Vemos diariamente grandes veículos de imprensa do Brasil demitindo funcionários e fechando suas portas por falta de anunciantes, patrocinadores e outros fatores, que também assolam nosso portal. É muito difícil manter uma redação ativa, principalmente em um portal que fala apenas de carnaval, mas esses guerreiros que vestem o manto da SASP fazem isso com maestria. Nosso agradecimento e respeito máximo para essa equipe!

Mas como diz o ditado: é na dificuldade que se aprende a crescer, a SASP evoluiu demais em 2017. Fizemos a cobertura dos ensaios-técnicos, com transmissão ao vivo, pela Sintonia SASP (a única que fez isso em 2017), além das notícias, fotos, vídeos e redes sociais. Estivemos presentes em TODOS os desfiles do carnaval paulistano, do grupo Especial aos desfiles de Blocos, realizados no centro da cidade. Fomos o único veículo de imprensa a fazer a cobertura de ponta a ponta no carnaval de São Paulo em 2017. Isso é um fato que nos orgulha demais, pois não importa se a escola é do grupo Especial ou do grupo 4, tratamos todas as agremiações da mesma forma e principalmente, como o mesmo respeito.

Festa do Estrela do Carnaval 2017 realizada na Rosas de Ouro

Meses após o desfile, mas precisamente em maio, realizamos na quadra da Rosas de Ouro, que gentilmente nos cedeu o espaço, a festa para entrega do prêmio Estrela do Carnaval 2018, em parceria com o site Carnavalesco, do Rio de Janeiro. Tememos muito a realização desse evento, pois não tinhamos literalmente 1 real para investir em uma evento desse porte. Com muito sacrifício a festa saiu do papel e foi outro momento memorável para a SASP. Mais de 7 mil pessoas estiveram presentes para assistir a festa, que contou com a participação de 13 agremiações e que só acabou com os primeiros raios da manhã, como toda boa festa de sambista. Vale lembrar que o público não pagou nada para curtir esse grande evento, assim como a festa de 2016.

E o ano seguiu e chegamos ao período das eliminatórias, no qual a SASP novamente foi protagonista, já que foi o único veículo que transmitiu as escolhas de sambas-enredos das entidades dos grupos Especial e de Acesso, através da Sintonia SASP. Quando não pudemos estar com a Sintonia, nossa equipe usava nossa página oficial no Facebook para passar todas as informações para nosso internauta. Ressaltamos novamente que em momento onde diversos veículos reduziram suas produções para contenção de custos, a SASP seguiu com seu padrão de cobertura.

Claro que nem tudo foi acerto para a SASP em 2017. Erramos diversas vezes, como todo veículo de comunicação, mas sempre buscamos meios de corrigir nossos erros. Um exemplo disso, é o Acervo da SASP, que momentaneamente se encontra fora do ar, deixando sambistas paulistanos malucos conosco. Tivemos que fazer isso para atualizar toda a nossa plataforma, porém estamos trabalhando para que esse material esteja novamente no ar em 2018, em um formato muito mais agradável e fácil de ser acessado.

Parte da nossa equipe durante a cobertura dos ensaios técnicos 2017

Falando em 2018, ano em que a SASP chegará na maioridade, completando 18 anos de serviços prestados ao samba de São Paulo. Já estamos com tudo pronto para a maior cobertura do carnaval que faremos em nossa história. Traremos algumas novidades que temos a certeza que caíra no gosto do público, começando a partir de 6 de janeiro, na primeira noite de transmissão dos ensaios-técnicos rumo ao próximo carnaval.

Terminamos esse editorial agradecendo aos mais de 1 milhão de visitantes que recebemos em nosso site no ano de 2017, sem vocês esse trabalho não teria o menor sentido. Sigam nos acompanhando, comentando e compartilhando nosso material, tudo que é produzido aqui é pra isso, ser propagado pelos quatro quantos do planeta. Agradecemos também todos os apoiadores e parceiros, mesmo que poucos, são muito importantes para a SASP se manter de pé neste ano, que nossas parcerias se renovem e novas parceiros possam chegar. Por fim, que tenhamos um ano de 2018 repleto de saúde, felicidades e muitas conquistas! E que venha o carnaval 2018!

Botequim da SASP