Por Lucas Malagone
Foto: Felipe Araujo/LIGA-SP
Estamos na reta final do nosso especial sobre os 14 enredos do Grupo Especial de São Paulo! Agora, vamos falar sobre o enredo deste ano da atual vice-campeã do Carnaval, a Dragões da Real. Celebrando 25 anos de carnaval e com um enredo novamente assinado por Jorge Freitas, em parceria com o enredista Raphael Villares, a escola busca seu inédito título em 2025 com um tema lúdico inspirado na música Aquarela, de Toquinho. “A vida é um sonho pintado em aquarela!” é o enredo que conta, na avenida, a história do ciclo da vida.
O experiente carnavalesco Jorge Freitas não esconde de ninguém que uma das suas inspirações para este enredo é seu neto, Jorginho, que infelizmente faleceu no ano passado. Carinhosamente chamado de Astronauta, ele é a alma desse enredo, que propõe uma viagem lúdica pelos encantos da vida, mostrando como tudo tem começo, meio e fim. No entanto, Jorge quer destacar o lado singelo e inocente desse ciclo, ressaltando as belezas que ele nos proporciona. Como inspiração para essa visão mais doce da existência, surgiu a música Aquarela, de Toquinho, que retrata a vida sob o olhar de uma criança. Essa é a grande sacada do enredo: a visão do menino é a do seu neto, que sonhava em ser astronauta.
“Era uma vez, “numa folha qualquer”…
Um lindo reino encantado repleto de magia, cores e possibilidades.
Onde a origem do dia se revela ao nascer do “sol amarelo”.
Ah… As fadas que habitam nossa imaginação nos convidam para uma viagem pelo reino dos sonhos e da vida.
Nunca se esqueça: ser criança é viver a mais pura imaginação. É sonhar com um mundo encantado e fazer “um lindo castelo”.
Voe, brinque e crie o mundo mais maravilhoso para você.”
(Trecho extraído da sinopse oficial da escola)
A escola faz um convite para que todos usem a imaginação, voltem a ser crianças e pintem em aquarela o seu mundo ideal. O enredo não ignora que o ciclo da vida é repleto de adversidades, mas destaca que, assim como as crianças — destemidas, aventureiras e fascinadas pelo mundo —, não podemos desistir, independentemente dos desafios.
“No percurso da vida, tropeços hão de acontecer. São as pedras no caminho que vamos encontrar. São os “muros” que teremos que escalar. Tome cuidado! Enquanto a estrada não chega ao fim, colha as flores do caminho. A peleja é longa e, no fim, é só você contra você mesmo. Viva, sinta e celebre, pois a vida é passageira.
Não temos tempo a perder, pois o tempo passa e refaz o próprio tempo. O futuro se apresenta a cada segundo, e a vida passa num instante. Será tempo o bastante para viver? Impossível responder, pois “o futuro é como uma astronave” que tentamos pilotar. “Não tem tempo e nem piedade e nem tem hora de chegar”.
A escolha é sua… O caminho é caminhar! Ir em frente e aprender com os obstáculos. O futuro é logo ali. Não perca tempo.”
(Trecho extraído da sinopse oficial da escola)
Na parte final do enredo, a escola faz uma analogia entre a aquarela e o desfile das escolas de samba. Durante todo o ano, desenhamos e pintamos um grande espetáculo — uma aquarela — que ganha cores, formas e vida quando atravessamos a faixa amarela. Durante 65 minutos, nos permitimos sonhar com esse mundo de fantasia que imaginamos. No final, tudo perde suas cores, mas a magia da imaginação e do Carnaval nos dá a possibilidade de recomeçar, sempre com novos desenhos, novas cores e novas formas. O Carnaval é como a vida: tem começo, meio e fim, mas, assim como na vida, sempre podemos recomeçar, reconstruir e buscar novos sonhos. E é isso que a Dragões da Real vem buscar em seus 25 anos: o sonho de ser campeã.
“Vamos todos numa linda passarela”, porque a vida é uma festa.
Somos Arlequins, Pierrots, Colombinas e, muitas vezes, palhaços sorrindo e chorando.
Quando a passarela se apaga, as cores desaparecem, mas, logo em seguida, atravessamos o portal mágico e nos transformamos.
Entra em cena o grande mistério: tudo “descolorirá” para renascer logo em seguida nas cores de uma nova aquarela.
Vivemos a vida: choramos ao nascer enquanto todos sorriem e sorrimos ao partir enquanto todos choram. Assim como no ciclo da vida, o Carnaval também é um sonho com princípio, meio e fim. Quando termina um ciclo, voltamos ao nosso lar e tudo recomeça.”
(Trecho extraído da sinopse oficial da escola)
Permitindo-se imaginar e sonhar, a Dragões da Real pretende pintar uma linda aquarela na avenida, levando o público a sonhar com dias melhores, com uma vida melhor e com a beleza de cada momento que a vida nos proporciona. Uma vida em aquarela, com a pincelada final de ser campeã. A escola será a terceira a desfilar na sexta-feira de carnaval, no Sambódromo do Anhembi.
Assista o clipe oficial do samba da Dragões da Real de 2025 aqui.
One thought on “Enredos 2025 – Inspirada em ‘Aquarela’ de Toquinho, Dragões busca título inédito no carnaval”
Comments are closed.