Home > Carnavais > Carnaval 2021 > “Estamos tentando dar a maior previsibilidade possível”, diz prefeito sobre o adiamento do carnaval

“Estamos tentando dar a maior previsibilidade possível”, diz prefeito sobre o adiamento do carnaval

Por Antonio Júnior
Foto: Governo do Estado de São Paulo

Após anunciar o adiamento do carnaval de 2021, o prefeito Bruno Covas (PSDB) revelou que tal iniciativa tem como objetivo garantir maior segurança às pessoas envolvidas na festa carnavalesca. Ao ser questionado sobre o adiamento durante a coletiva desta sexta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, Covas afirmou que o objetivo é dar uma previsibilidade às escolas e componentes envolvidos com os desfiles e que essa data inicial (fim de maio ou julho) pode ser revista caso haja necessidade.

“É claro que essa data (maio ou julho) pode ser revista lá pra frente, da mesma forma que aconteceu com a Marcha para Jesus e a Parada LGBTQI+, que passaram os eventos para novembro e agora estão ou cancelando ou revendo o modelo do evento. Não há a menor dúvida que, de repente, lá na frente, seja preciso uma nova avaliação. Estamos tentando dar é a maior previsibilidade possível para as pessoas e, neste momento, não há como garantir nada em fevereiro, razão pela qual resolvemos adiar”, disse o prefeito.

Covas ainda garantiu que está em conversa conjunta com prefeitos de outras cidades para um adiamento coletivo da festa. O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), já manifestou interesse no adiamento do carnaval soteropolitano para período semelhante ao anunciado hoje por Bruno Covas.

“Estamos definindo isso em conversa com outras cidades, pra que a gente possa fazer esse movimento em conjunto. E também estamos conversando com as escolas de samba e com os blocos. Segurança ninguém pode dar com o que vai acontecer mês que vem e é exatamente pela falta de segurança que adiamos os preparativos para a realização em fevereiro. Adiar o carnaval e os preparativos para fevereiro do ano que vem é ter tranquilidade em relação a como estaríamos em algumas semanas, que é quando as escolas começariam seus ensaios, que reúnem 2, 3 mil pessoas em um espaço fechado”, ressaltou Covas.

Rio e Santos devem definir em setembro sobre nova data

No Rio de Janeiro, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) ainda não se manifestou oficialmente sobre o tema e a LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) anunciou nos últimos dias que esperaria até setembro para anunciar a data do carnaval carioca em 2021. Recentemente, a Liga Cultural Independente das Escolas de Samba de Santos também se manifestou que definirá em setembro sobre a realização do carnaval na cidade.

Botequim da SASP