Home > Carnavais > Carnaval 2026 > Gaviões exaltará os povos originários em 2026

Gaviões exaltará os povos originários em 2026

A Gaviões da Fiel deu o pontapé inicial rumo ao Carnaval 2026 com o anúncio oficial de seu enredo: “Vozes ancestrais para um novo amanhã”, que será desenvolvido pelos carnavalescos Julio Poloni e Rayner Pereira. A escola promete um desfile forte, poético e politizado, exaltando a memória, a sabedoria e a resistência dos povos originários do Brasil.

Desfilando pelo Grupo Especial, a Gaviões busca conquistar seu quinto título no Carnaval de São Paulo, apostando em uma proposta que une reflexão histórica, denúncia social e esperança por dias melhores. O enredo é um chamado à valorização das raízes indígenas, destacando a importância dos saberes ancestrais na construção de um futuro mais justo e sustentável.

A própria escola definiu o conceito como um “enredo político e poético”, afirmando que será guiada “pela sabedoria dos que vieram antes de nós”, e que seu canto na avenida ecoará em nome da memória e da resistência.

Um dos trechos divulgados pela entidade em suas redes, reforça o tom combativo e inspirador da proposta. “Nós ainda estamos vivos. Nossa voz é flecha que atravessa o tempo. Se essa terra não tem dono, ela tem guardiões! Enquanto existir o povo indígena, ainda existirá a floresta. Ainda existirá o amanhã.”

Confira abaixo a logomarca do tema:

Botequim da SASP