Home > Carnavais > Carnaval 2022 > Imperadores do Samba é a grande campeã do carnaval de Porto Alegre

Imperadores do Samba é a grande campeã do carnaval de Porto Alegre

Spread the love

Após um final de semana de desfiles pelas Séries Ouro, Prata e Bronze, que foi acompanhado pela SASP,  Porto Alegre conheceu as campeãs do carnaval 2022. Pelo Grupo Bronze, a Filhos de Maria foi a grande campeã subindo para a Série Prata juntamente com Protegidos da Princesa Isabel, Lomba do Pinheiro e Acadêmicos da Orgia. O grupo bronze não existirá mais e com isso, as agremiações Guajuviras e Santa Rita ficam suspensas dois anos de competir.

Pela Série Prata, um título e acesso inédito para a campeã Realeza. A vice-campeã foi a Vila Isabel que também conquistou acesso. As demais escolas permanecem no grupo Prata para 2023.

Já pela Série Ouro, o grupo de elite, a Imperadores do Samba se sagrou campeã, levando para o Porto Seco o enredo Um Espetáculo entre os Palcos da Cidade.. A rebaixada foi a Império da Zona Norte. A apuração foi marcada por contestação de notas por integrantes das escolas, resultando em alguns confrontos. “Carnaval é expressão legítima da cultura popular. E cultura é paz, colaboração, entretenimento. Uma grande parceria viabilizou o Carnaval da retomada neste ano em Porto Alegre. Acompanho com tristeza e lamento profundamente os episódios de violência que ocorrem na apuração”, disse o prefeito Sebastião Melo.

O secretário municipal da Cultura, Gunter Axt, também lamentou a confusão na apuração dos resultados. “Nosso compromisso da prefeitura é de já nos reunirmos a partir da semana que vem para fazer um balanço e começar a examinar o que podemos aprimorar na estrutura deste evento tão importante para nossa cidade”, afirmou.

Confira abaixo o resultado final:

Grupo Ouro (9ª colocada rebaixada para o Grupo Prata)

1 – Imperadores do Samba
2 – Bambas da Orgia
3 – Imperatriz Dona Leopoldina
4 – Estado Maior da Restinga
5 – Fidalgos e Aristocratas
6 – Império do Sol
7 – União da Vila do IAPI
8 – Acadêmicos de Gravataí
9 – Império da Zona Norte

Grupo Prata (1ª e 2ª colocadas sobem para o Grupo Ouro)

1 – Realeza
2 – Unidos de Vila Isabel
3 – União da Tinga
4 – Academia de Samba Praiana
5 – Copacabana
6 – Unidos da Vila Mapa
7 – Academia de Samba Puro

Grupo Bronze (1ª, 2ª, 3ª e 4ª colocadas sobem para o Grupo Prata)

1 – Grêmio Recreativo Escola de Samba Filhos de Maria
2 – Protegidos da Princesa Isabel
3 – Mocidade Independente da Lomba do Pinheiro
4 – Acadêmicos da Orgia
5 – Unidos do Guajuviras
6 – Academia De Samba Cohab Santa Rita

Pela primeira vez em nossa história, a SASP esteve presente no complexo cultural do Porto Seco para acompanhar todos os desfiles do carnaval porto alegrense. Confira abaixo todas as largadas das escolas das séries Prata e Ouro.

Botequim da SASP