A partir do carnaval 2023, todas as escolas de samba do grupo Especial de São Paulo farão seus carnavais dentro da Fábrica do Samba. A entrega das chaves para escolas que ainda não ocupavam o espaço foi feita nesta segunda-feira, 9.
Receberam as chaves nesta segunda a Rosas de Ouro, Mocidade Alegre, Acadêmicos do Tucuruvi, Império de Casa Verde, Barroca Zona Sul, Independente Tricolor e Estrela do Terceiro Milênio, que ocuparão os barracões do lado C. Nos lados A e B estão Unidos de Vila Maria, Acadêmicos do Tatuapé, Mancha Verde, Águia de Ouro, Tom Maior, Gaviões da Fiel e Dragões da Real.
Essa entrega representa um grande avanço para a elite do samba paulistano, já que a partir de agora, todas as entidades estarão em igualdade de condições para construirem seus carnavais. Sete escola já ocupavam o espaço desde 2016, enquanto outras sete seguiam com seus barracões espalhados em diversos cantos da cidade. Neste período, todas as agremiações campeãs fizeram suas alegorias na Fábrica do Samba.
A presidente do Rosas de Ouro, Angelina Basílio, usou as redes sociais para comemorar o novo espaço. “É um momento de muita emoção, finalmente estamos em nosso barracão na Fábrica do Samba”. Solange Cruz, presidente da Mocidade Alegre, agradeceu as autoridades da cidade. “Gratidão por essa conquista, obrigado prefeito Ricardo Nunes e vereador Milton Leite, meu coração está em festa”.
Com a liberação, as agremiações já começaram a levar suas alegorias para o local. A noite desta segunda (9), foi de muito transito de alegorias na região sambódromo. Tucuruvi, Independente, Rosas de Ouro e Mocidade Alegre, já levaram suas estruturas para o novo espaço. Nas próximas semanas, a reportagem da SASP trará mais detalhes da Fábrica do Samba finalizada e todo funcionamento dela.