A Liga Independente das Escolas de Samba (LIGA-SP) divulgou na noite do último domingo, em seu site, o regulamento e o manual do julgador dos grupos Especial, Acesso 1 e Acesso 2 do carnaval 2020. Os documentos podem ser consultados pelo público em três arquivos disponíveis no portal da entidade.
A principal mudança no regulamento diz respeito à punição pelo tempo de desfile, que foi reduzida para esse ano. Antes punida com 1,0 ponto por estourar ou não atingir o tempo mínimo de desfile, mais 0,1 por minuto excedido ou não atingido (entre 55 e 65 minutos no Especial), em 2020 as escolas que descumprirem o regulamento perderão 0,3 pontos, mais 0,1 por minuto excedido ou não atingido.
No manual do julgador, a principal mudança fica para o julgamento de bateria. Os ritmistas passarão a ser avaliados pelo balizamento de performance, com as notas de partida estipuladas em 9,8. As mudanças já haviam sido anunciadas no mês passado para os veículos de imprensa que cobrem o carnaval.
Regulamento dos grupos Especial e Acesso 1
Regulamento do Grupo de Acesso 2
SASP prepara conteúdo especial sobre o manual do julgador
A partir desta segunda-feira, 17 de fevereiro, a equipe da SASP irá destrinchar o Manual do Julgador 2020 para que você entenda como serão avaliados os nove quesitos do carnaval desse ano. Até a quinta-feira que antecede os desfiles, dia 20, você ficará por dentro de como será feita a avaliação de Bateria, Samba-Enredo, Comissão de Frente, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Alegorias, Fantasias, Enredo, Harmonia e Evolução. E na sexta-feira, 21, a SASP destaca todas as mudanças no regulamento dos desfiles das 34 agremiações filiadas à LIGA-SP.