Home > Escolas de Samba > Acadêmicos do Tatuapé > Museu Solar do Barão inaugura exposição sobre o carnaval nesta segunda

Museu Solar do Barão inaugura exposição sobre o carnaval nesta segunda

Spread the love

O Museu Solar do Barão, localizado na cidade de Jundiaí, na grande São Paulo, inaugura nesta próxima segunda-feira, dia 25, a exposição “Da África ao Anhembi: Uma trajetória do samba do paulista”. Sob a curadoria e criação de Fernando Baggio, da Acadêmicos do Tatuapé, e idealização de William Paixão, diretor do departamento do Patrimônio Histórico e também diretor em exercício do Departamento de Museu.

A exposição conta a história do samba paulista em sete salas que traça uma linha temporal histórica. As sete salas estão distribuídas em uma ordem cronológica e traz África, Pirapora do Bom Jesus, Cordões, primeiras escolas de samba, até os dias atuais. A exposição conta também com uma sala que homenageia os bambas paulistas, e outra com quase quatro horas de documentários e entrevistas. E a sala sobre a história do samba de Jundiaí, que tem rico acervo e documentação.

Há também um espaço reservado para homenagear alguns dos nomes mais importantes do samba paulista. Máscaras e instrumentos africanos, um bumbo de Pirapora, mais de cem imagens, e ainda fantasias assinadas pelo carnavalesco Wagner Santos, atual campeão do carnaval de São Paulo, estão distribuídas pelas sete salas. A Acadêmicos do Tatuapé ainda cedeu o troféu de campeã para a exposição e também tocará na abertura.

Nos jardins do museu Wagner Santos ainda criou uma instalação interativa, lembrando a alegoria “Lendas e Assombrações do Maranhão, em que os visitantes poderão subir e registrar o momento. Acervos foram cedidos pelo Centro de Documentação e Memória do Samba, UESP, Liga SP, Tambores Zé Benedito, Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus, Terreiros do Tambu, e Acadêmicos do Tatuapé.

A mostra gratuita fica no Museu até o dia 29 de março. O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro, e funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4521-6259.

Botequim da SASP