Home > Carnavais > Carnaval 2021 > Sambódromo completa 30 anos com live comemorativa da SPTuris nesta segunda

Sambódromo completa 30 anos com live comemorativa da SPTuris nesta segunda

Em 1º de fevereiro de 1991, a prefeita de São Paulo, Luiza Erundina, se reuniu com representes do poder público e das escolas de samba de São Paulo para inaugurar o Polo Cultural Grande Otelo, popularmente conhecido como sambódromo do Anhembi, completa 30 anos nesta segunda-feira.

Apesar de ser um dia de festa, a inauguração do sambódromo, que na época teria lugares para apenas 10 mil pessoas em arquibancadas tubulares, causou preocupação aos sambistas presentes, já que as chuvas da época, atrasam a conclusão da obra e deixou partes da passarela inundadas, como mostrou a matéria do jornal Folha de São Paulo, do dia seguinte ao evento. “O local é ideal para o samba, mas se chover, vamos enfrentar os mesmos problemas de alagamentos de tínhamos na pista da Tiradentes”, explicou Alberto Alves da Silva, o Seu Nenê, para o jornal, que até fez uma arte mostrando os principais problemas da estrutura recém inaugurada.

O palco era o grande sonho dos sambistas paulistanos e a prefeita Erundina prometeu no final do carnaval de 90, que construiria o sambódromo até o fim de sua gestão. A promessa saiu do papel e o espaço foi construído junto ao Complexo Anhembi, sendo projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, e tornou-se um ícone arquitetônico da cidade. Trata-se de uma obra inconfundível por causa de seus refletores de iluminação curvados e distribuídos ao longo da pista, como se estivessem reverenciando o samba e quem passa pela avenida.

Ao longo do anos, o espaço foi sofrendo algumas modificações, como por exemplo a mudança do lado do recuo de bateria, que era ao lado esquerdo da pista e passou para o lado oposto. Somente em 1996, a construção das arquibancadas foram concluídas, aumentando a capacidade da passarela para 30 mil pessoas.

LIVE DE CELEBRAÇÃO

Para comemorar a data, a SPTuris fará uma série de ações, como a “Live comemorativa – 30 anos do Sambódromo” nas redes sociais para mostrar depoimentos e curiosidades do espaço, a partir das 16h, nas seguintes redes sociais abaixo.

Está programado ainda um roteiro guiado pelo Sambódromo, totalmente gratuito, para o público conhecer um pouco da história do local, que acontecerá também na segunda-feira (1º/2) em quatro horários: 9h, 11h, 13h e 15h. Com duração aproximada de uma hora e no máximo de 10 participantes, a visita seguirá os protocolos sanitários e mantendo o distanciamento entre as pessoas.

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O SAMBÓDROMO DO ANHEMBI:

  • Pista de 530 m de comprimento por 14 m de largura, com declive para evitar alagamentos.
  • Redes de distribuição de água, esgoto, energia elétrica e telefonia, além de caixa d’água.
  • Área da Concentração: 23 mil m².
  • Área da Dispersão: 14 mil m².
  • Arquibancada Monumental (setor B), com capacidade para 7.748 pessoas, além de 8 camarotes.
  • Há ainda, ao longo da pista, 8 (oito) outros conjuntos de arquibancadas, com capacidade para abrigar 1.740 pessoas cada um (com exceção dos setores D e G, que comportam 1.447 pessoas), e 103 camarotes com estrutura de sanitários e lanchonetes, que acomodam de 10 a 90 pessoas cada um.
  • Capacidade total (arquibancadas e camarotes): 32 mil pessoas.
  • Sanitários: 580 unidades de fixos.
Botequim da SASP