Home > Carnavais > Carnaval 2021 > Sambódromo completa 30 anos com live comemorativa da SPTuris nesta segunda

Sambódromo completa 30 anos com live comemorativa da SPTuris nesta segunda

Spread the love

Em 1º de fevereiro de 1991, a prefeita de São Paulo, Luiza Erundina, se reuniu com representes do poder público e das escolas de samba de São Paulo para inaugurar o Polo Cultural Grande Otelo, popularmente conhecido como sambódromo do Anhembi, completa 30 anos nesta segunda-feira.

Apesar de ser um dia de festa, a inauguração do sambódromo, que na época teria lugares para apenas 10 mil pessoas em arquibancadas tubulares, causou preocupação aos sambistas presentes, já que as chuvas da época, atrasam a conclusão da obra e deixou partes da passarela inundadas, como mostrou a matéria do jornal Folha de São Paulo, do dia seguinte ao evento. “O local é ideal para o samba, mas se chover, vamos enfrentar os mesmos problemas de alagamentos de tínhamos na pista da Tiradentes”, explicou Alberto Alves da Silva, o Seu Nenê, para o jornal, que até fez uma arte mostrando os principais problemas da estrutura recém inaugurada.

O palco era o grande sonho dos sambistas paulistanos e a prefeita Erundina prometeu no final do carnaval de 90, que construiria o sambódromo até o fim de sua gestão. A promessa saiu do papel e o espaço foi construído junto ao Complexo Anhembi, sendo projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, e tornou-se um ícone arquitetônico da cidade. Trata-se de uma obra inconfundível por causa de seus refletores de iluminação curvados e distribuídos ao longo da pista, como se estivessem reverenciando o samba e quem passa pela avenida.

Ao longo do anos, o espaço foi sofrendo algumas modificações, como por exemplo a mudança do lado do recuo de bateria, que era ao lado esquerdo da pista e passou para o lado oposto. Somente em 1996, a construção das arquibancadas foram concluídas, aumentando a capacidade da passarela para 30 mil pessoas.

LIVE DE CELEBRAÇÃO

Para comemorar a data, a SPTuris fará uma série de ações, como a “Live comemorativa – 30 anos do Sambódromo” nas redes sociais para mostrar depoimentos e curiosidades do espaço, a partir das 16h, nas seguintes redes sociais abaixo.

Está programado ainda um roteiro guiado pelo Sambódromo, totalmente gratuito, para o público conhecer um pouco da história do local, que acontecerá também na segunda-feira (1º/2) em quatro horários: 9h, 11h, 13h e 15h. Com duração aproximada de uma hora e no máximo de 10 participantes, a visita seguirá os protocolos sanitários e mantendo o distanciamento entre as pessoas.

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O SAMBÓDROMO DO ANHEMBI:

  • Pista de 530 m de comprimento por 14 m de largura, com declive para evitar alagamentos.
  • Redes de distribuição de água, esgoto, energia elétrica e telefonia, além de caixa d’água.
  • Área da Concentração: 23 mil m².
  • Área da Dispersão: 14 mil m².
  • Arquibancada Monumental (setor B), com capacidade para 7.748 pessoas, além de 8 camarotes.
  • Há ainda, ao longo da pista, 8 (oito) outros conjuntos de arquibancadas, com capacidade para abrigar 1.740 pessoas cada um (com exceção dos setores D e G, que comportam 1.447 pessoas), e 103 camarotes com estrutura de sanitários e lanchonetes, que acomodam de 10 a 90 pessoas cada um.
  • Capacidade total (arquibancadas e camarotes): 32 mil pessoas.
  • Sanitários: 580 unidades de fixos.
Botequim da SASP