Home > Brasil de Santos > “Um carnaval feito para o povo e com a participação do povo”: Veja como se prepara a Brasil de Santos para 2018

“Um carnaval feito para o povo e com a participação do povo”: Veja como se prepara a Brasil de Santos para 2018

Spread the love

Em 2018 a escola de samba Brasil de Santos desfilará no carnaval santista com o enredo Canta Brasil! As canções que você fez para mim, que promete abordar na avenida as canções feitas  para “nossa pátria mãe gentil”.  

Com um carnaval colorido, e tendo a experiência do carnavalesco Fábio Gouveia no desenvolvimento do enredo, o objetivo é surpreender com um tema que além de exaltar as belezas e riquezas culturais do país através de famosas canções, está totalmente atrelado ao nome da agremiação.

A equipe da SASP, com exclusividade conversou com Fábio que através de um depoimento detalhou todo o processo de criação de seu carnaval, que segundo o artista, “é feito para o povo e com a participação do povo”.

Imagem: Reprodução/ Arquivo Pessoal

Confira na íntegra:

Depois de insucessos nos projetos para 2018 em São Paulo e certas rejeições sem explicações aplausivas resolvi embarcar em projetos fora da Cidade. A convite da Brasil escola em Santos estou tocando um Carnaval feito dentro dos moldes que aprendi e aprendo todos os dias. “Não há mágica” tudo é pensado e executado com cuidado, pensando num carnaval barato e que atendesse a demanda da cidade partimos para reciclagem e reaproveitamento de muitos materiais. “Canta Brasil” é um enredo que me alegra muito, é feito pelo povo algo que eu gosto muito, não sou separatista pelo contrário gosto de gente.

Este Carnaval já ouvi de um tudo, que eu estava louco, e que não conseguirei por na rua… porquê? Pelo cuidado das fantasias e aproveitamento de materiais baratos? Então conseguirei… Pela beleza, leitura e efeito? Mais uma vez digo: conseguiremos, tudo é feito pela escola dentro de um galpão uma verdadeira frente de trabalho munidas de gente que quer fazer e faz acontecer… Nada se perde ou se joga fora, tudo vira adereço, arte feita pela comunidade eu sou apenas instrumento da criação. Tenho uma equipe de verdade que me apoia e ajuda muito… está comigo nas alegrias e tristezas também ( neste momento mais alegrias).

Estou satisfeito com este projeto, é fora do eixo das grandes escolas mais é uma grande escola, é um grande Carnaval e disso eu não tenho duvida.

O carnaval se tornou palco de muitas vaidades onde ter um nome a frente é melhor que ter profissionais que realmente defendem e estão diariamente em suas escolas ( me perdoem o desabafo ) e não digo só por mim e sim por alguns colegas que como eu lutam muito pra conquistar seu espaço, não por mídia mais sim pelo simples fato de executar um trabalho seu, com uma escola que realmente venha a valer a pena.

Somos artistas desconhecidos, somos lutadores e enfrentamos sol e chuva por nossos trabalhos, não temos grandes conquistas, não temos nomes expressivos mais temos braços e competência suficiente pra realizar.

O carnaval da Brasil este certo CANTA BRASIL tem me ensinado isso, vale muito conferir. Levo sempre comigo uma frase que ouvi um dia: nada acontece na pista tudo é pensado e feito antes, carnaval tem dia e hora e não espera ninguém.

Veja as fantasias da Brasil de Santos para 2018:

Ouça o samba-enredo

No carnaval de 2018 a Brasil de Santos será a oitava agremiação a desfilar na sexta-feira (02/02) pelo grupo especial da folia santista.

Botequim da SASP