Após a apuração do grupo Especial, a Liga Independente das Escola de Samba de São Paulo realizou no início da noite dessa última terça, dia 28, no sambódromo do Anhembi, a apuração das notas dos desfiles do grupo de Acesso, formado por Estrela do Terceiro Milênio, Leandro de Itaquera, Camisa Verde e Branco, Independente, X-9 Paulistana, Imperador do Ipiranga, Colorado do Brás e Pérola Negra.
Com uma disputa acirrada pelas primeiras colocações, X-9, Colorado e Independente disputaram nota a nota as duas vagas do Acesso, sendo que no final da leitura das notas do quesito samba-enredo, a X-9 Paulistana se sagrou campeã do grupo de Acesso do carnaval 2017, conquistando a volta à elite do samba paulistano em 2018, com o enredo Vim, Vi e Venci – A Saga Artística de um Semideus, contando a história do artista plástico Italiano Inos Corradin.
VEJA A ANÁLISE DO DESFILE DA X-9
VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DESFILE DA X-9
VEJA A ANÁLISE DO DESFILE DA INDEPENDENTE
VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DESFILES DA INDEPENDENTE
Na segunda colocação ficou a Independente, que pela primeira vez sobe ao grupo Especial, com o enredo É Mentira. Na última colocação e rebaixada para o grupo 1 da UESP ficou a Estrela do Terceiro Milênio. Confira abaixo a qualificação final:
1º X-9 Paulistana – 269,2 Pontos
2º Independente Tricolor – 268,9 Pontos
3º Colorado do Brás – 268,9 Pontos
4º Camisa Verde e Branco – 268.3 Pontos
5º Leandro de Itaquera 267.7 Pontos
6º Perola Negra – 267.6 Pontos
7º Imperador do Ipiranga – 267.5 Pontos
8º Estrela do Terceiro Milênio – 267 Pontos