Home > Escolas de Samba > Boêmios da Vila > Ariano Suassuna é o tema da Boêmios da Vila para o carnaval 2017

Ariano Suassuna é o tema da Boêmios da Vila para o carnaval 2017

Quem nunca ouviu falar do dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta brasileiro, Ariano Suassuna? …. Sem dúvida, uma das grandes personalidades do povo brasileiro.

Inspirado em sua grande trajetória, a comunidade da escola de samba Boêmios da Vila, promete em mais um enredo criativo de seu carnavalesco, Ivo Brasil, trazer ao Butantã, toda originalidade, alegria e história daquele que se tornou um ícone nacional. Com o enredo Ariano Suassuna – O rei, o palhaço e o profeta, a escola que pertence a zona sul de São Paulo, disputará o grupo 2 da UESP, sonhando em desfilar no Anhembi.

Carnavalesco Jose Ivo Brasil
Carnavalesco J. Ivo Brasil

Com uma grande bagagem no carnaval paulistano, J. Ivo Brasil vai para seu quinto ano como carnavalesco da Boêmios da Vila. O artista que começou a gostar de carnaval na escola de samba Leandro de Itaquera, possui também, passagem pela Unidos de Santa Bárbara.

“Minhas passagens por essas escolas, e outras aqui não citadas, me fizeram gostar cada vez mais de carnaval e me fizeram enfrentar muitos desafios (Destaque, Coordenador de Destaque, Carnavalesco, Vice-presidente, Diretor de Carnaval…e hoje também Presidente de Bloco de Carnaval de Rua…). Pensando bem, uma boa caminhada…, mas ainda falta aprender muita coisa…e isso vai levar mais um pouco de tempo (risos) ”. – Disse Ivo.

Ivo explicou a equipe da SASP, como é o seu processo de trabalho no desenvolvimento de um enredo. Segundo o carnavalesco, é de maneira “simples”, porém sempre baseada no processo de observação.

“Minha forma de trabalho é muito simples, baseada principalmente na observação, na pesquisa, na intuição…e se faço cobranças demais de mim mesmo a ‘vibe’ criativa deixa de rolar. Nesses últimos cinco anos, de enredos autorais, todos eles vieram sem pressão alguma, mesmo porque comigo primeiro vem o título/enredo e depois a pesquisa. ”  – Declarou o carnavalesco.

+ Confira pilotos da agremiação

 

O enredo que surgiu depois que Ivo realizou a leitura do livro Cabreiro Tresmalhado, da Maria Aparecida Lopes Nogueira, foi bem aceito pela comunidade, que aproveitou para conhecer um pouco mais da história Ariano.

“A família Boêmios da Vila comprou a ideia, aceitou o desafio e aproveitou para aprender um pouco mais sobre Ariano. Os mais interessados olham para os pilotos, perguntam o significado de uma coisa ou outra, elogiam, não se fazem de rogados e fazem críticas, tiram suas dúvidas…enfim: participam efetivamente. Para eles eu recomendo que continuem assim: aprendendo com o carnaval (e agradeço imensamente a confiança no meu trabalho). E de forma geral não fica um recado, fica um pedido: por favor aprendam o samba de enredo, cante, vá pra avenida com alegria e amor pelo pavilhão. ” – Declarou  Ivo.

Pensando em errar o menos possível, e sem revelar as surpresas do desfile, Ivo diz torcer para que a mensagem e a visão antropológica sejam aceitas pelos jurados, e que os mesmos devem estarem atentos aos conteúdos apresentados nas pastas durante o desfile.

“Se eu adiantar a novidade, ou melhor, as novidades, elas deixarão de ser o que são…vamos aguardar o desfile e torcer para que a mensagem, mais pela visão antropológica, seja bem aceita pelos jurados, que devem ficar atentos aquilo que também lhe for apresentado através das pastas. ”

Finalizando a matéria com a equipe do portal SASP, Ivo Brasil deixou sua mensagem aos leitores e amantes do carnaval.

“O convite para os leitores da SASP é um convite especial, assim como é para todos que gostam de carnaval. Venham conhecer Ariano, venham conhecer a Boêmios. Venham festejar com a gente na avenida. Nosso grande orgulho ainda é o de poder oferecer ao nosso componente uma fantasia 100% gratuita, portanto, a falta de dinheiro não é desculpa. Convide os amigos, a família e venha suassuarianiar. ” – Finalizou o carnavalesco.

A Boêmios da Vila realiza seus ensaios aos sábados, na rua Victor Bouquet, no Jardim Imbé, zona sul.

CANTE O SAMBA DA BOÊMIOS DA VILA 2017!

Interpretação de Rogério Papa e comunidade.

Botequim da SASP