Home > Escolas de Samba > Camisa Verde e Branco > Camisa fará homenagem as rezadeiras no carnaval 2021

Camisa fará homenagem as rezadeiras no carnaval 2021

Spread the love

A Camisa Verde e Branco divulgou na noite desta quinta, 23, em suas redes sociais, o enredo que entidade levará para seu desfile no grupo de Acesso em 2021, que será desenvolvido pelos carnavalescos Leno Vidal e Renan Ribeiro.

Com o tema Rezadeiras, Na Fé do Trevo te Benzo! Na Fé do Trevo de Curo!”, o Trevo da Barra-Funda fará uma homenagem as rezadeiras do Brasil, um cultura tão presente na história do país, principalmente na regiões interioranas. “Rezadeiras, benzedeiras, curandeiras, remedeiras, costureiras de machucaduras…. No saber popular é a “prática do ofício tradicional da cura”.Tantas são as denominações, dessas tradições. E quem já entrou num Congá e levou uma baforada do cachimbo de uma preta velha, ou foi rezado (a), benzida (o) por uma senhora rezadeira?”, explicou os carnavalescos em nota divulgada pela entidade. Confira abaixo o vídeo de lançamento:

Enredo Camisa Verde e Branco 2021

Lá no Norte, em Belém do Pará quando criança, minha avó sempre mandava chamar dona Noca para benzer sua erisipela, ela era a única rezadeira da cidade em que morava…. Com terço no pescoço, lá vinha ela com sua sacola, dela retirava uma vela e uma faca, dona Noca benzia a erisipela da vovó com uma faca, rezava e fazia o sinal da cruz sobre,a perna, como se estivesse cortando aquele mal… Leno VidalNasci na Penha, e no início dos anos 90 ainda existia um formato nostálgico de bairro com clima de cidade do interior, conhecíamos todos os vizinhos. Dona Rosa era a senhora benzedeira que morava ao lado do colégio, e a impressão que eu tinha era que ela curava qualquer coisa. Uma das lembranças mais antigas que eu tenho da minha infância é de um banquinho branco onde ela nos colocava sentado, e ela atrás de mim sussurrava sua reza com um maço de planta e um terço, meu olhar assustado para minha mãe era facilmente abrandado pelo sussurro da Reza de Dona Rosa.Renan RibeiroEssas são as nossas primeiras lembranças de uma rezadeira… Acreditamos que todos nós tenhamos em nossas memórias afetivas, lembranças, vivas, dessas mulheres rezadeiras… Qual a sua?Rezadeiras, benzedeiras, curandeiras, remedeiras, costureiras de machucaduras…. No saber popular é a “prática do ofício tradicional da cura”.Tantas são as denominações, dessas tradições. E quem já entrou num Congá e levou uma baforada do cachimbo de uma preta velha, ou foi rezado (a), benzida (o) por uma senhora rezadeira? Presidente Érica FerroDepartamento de comunicação Dora Lia Gomes e Pedro Borges#Carnaval2021Edição: Zalika ProduçõesLogo e identidade visual do enredo: Yago DuarteLocução: Norma OdaraEm breve lançamento da sinopse para os compositores.

Gepostet von Camisa Verde e Branco – Oficial am Donnerstag, 23. April 2020

Botequim da SASP