O Carnaval de Santos é composto por 15 escolas. Sendo sete no Grupo de Acesso e oito no Grupo Especial.
As escolas do grupo de acesso abrem as noites: são três escolas na primeira e quatro agremiações na segunda noite. Na sequência são as escolas do grupo especial, desfilando quatro por noite.
Os desfiles estão programados para acontecer nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2025, na Passarela do Samba Dráusio da Cruz, em Santos.
Confira abaixo os enredos das escolas para os desfiles de 2025:
Enredos do Grupo de Acesso
Imperatriz Alvinegra
Já a Imperatriz Alvinegra busca seu enredo subindo a serra, na cidade de Suzano, com uma homenagem à cidade da região metropolitana de São Paulo, o enredo Suzano! Bandeira de todas as cores… No peito um só ideal conta com a assinatura do carnavalesco Sérgio Deguiã.
Vila Mathias
A agremiação vai apresentar em 2025 com o enredo Gênesis o que Deus criou, o Homem devastou. Chamando a atenção para a sociedade, para os erros da humanidade, sejam no passado quanto no presente e no futuro, deixando uma mensagem de “basta” para a violência, principalmente contra as mulheres, para o preconceito e para a devastação da Terra por meio das guerras. O desfile é do carnavalesco Hélcio Eduardo.
Zona Noroeste
A Unidos da Zona Noroeste volta a buscar o grupo especial com o enredo Santos: O Mar Que Pulsa na Avenida – O Legado do Peixe na Alma Santista, de Luiz Rodrigues. Uma homenagem à cidade de Santos e seus legados.
Brasil
Buscando seu retorno ao grupo especial, Brasil leva para a passarela o enredo Lendas, Mistérios e Crenças de um Povo Brasil. Uma celebração à magia do povo brasileiro, destacando suas lendas, mistérios e crenças.
Dragões do Castelo
A escola pedirá respeito ao povo negro, liberdade à prática de qualquer religião, especialmente as de matrizes africanas e, por fim, paz a todos. Em 2025 a escola apresenta o enredo Alafiá-Onan, N’um Clamor de Paz, Respeito e Liberdade, composta pela comissão de carnaval da escola.
Padre Paulo
Fazendo aniversário de 50 anos, Padre Paulo fará de suas homenagens de seu enredo para 2025, Glórias ao seu Cinquentenário – Sou Mocidade, Para Sempre Tradição, trazendo de volta seus grandes desfiles que marcaram os 50 anos de história. Enredo composto pela comissão de carnaval e departamento cultural da agremiação.
Império da Vila
Para 2025, a escola vai apostar na reedição que deixou em 3° lugar no grupo especial, com o enredo É melado e é gostoso, a seiva da vida!, da carnavalesca Carmem Lucia. O enredo faz alusão ao mel, uma das riquezas da natureza, além de contar as histórias, mostrar as delícias, vantagens e benefícios.
Enredos do Grupo Especial
Bandeirantes
A atual campeã do grupo de acesso, Bandeirantes do Saboó, chega ao grupo especial em 2025 com o enredo Cará – O Rei do Meu Carnaval.
Amazonense
Em 2025, a Amazonense vai exaltar as lendas folclóricas do Brasil no seu desfile, com o enredo Nas Páginas da Memória a Amazonense Conta Essa História, do carnavalesco Renan de Carvalho.
X-9 Pioneira
A X-9 vai apresentar na avenida em 2025 uma devoção à Nossa Senhora Aparecida, com o enredo Peregrinos de Fé – Oh, Mãe Negra, Meu Samba É Minha Oração, com a assinatura do carnavalesco Amauri Santos.
Real Mocidade
Com uma referência à vida e a à obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga, a Real Mocidade entra na avenida em 2025 com o enredo Do Sertão à Eternidade: A Saga do Rei do Baião 35 anos de Saudade!, desenvolvida pela Comissão de Carnaval da escola.
Independência
Mostrando a importância nas mais diversas culturas da pimenta malagueta, a Independência apresenta para 2025 o enredo Malagueta.
Unidos dos Morros
A atual tricampeã do Carnaval de Santos, Unidos dos Morros, fará uma homenagem ao legado da TV Cultura, com o enredo Quem Te Viu, Quer TV – Cultura, Educação e Samba no Pé!, de autoria do Igor Carneiro.
União Imperial
A vice-campeã do Carnaval de 2024, União Imperial, fará uma viagem pelos filmes que marcaram a sétima arte, com o enredo A Verde e Rosa Conta: A Magia dos Campeões de Bilheteria, com a autoria do carnavalesco Wallacy Vinicyos.
Sangue Jovem
Já a Sangue Jovem, fechando os desfiles do Carnaval de 2025, fará uma homenagem à cidade de São Vicente, vizinha de Santos, com o enredo Gohayó à Célula Mater – A Raiz de Uma Nação, do carnavalesco Michael Smith.