Home > São Paulo > LIGA > Grupo de Acesso > Conheça detalhes do espaço do Carnaval na Arena de Lazer Sambódromo do Anhembi

Conheça detalhes do espaço do Carnaval na Arena de Lazer Sambódromo do Anhembi

Spread the love

Conforme equipe da SASP veiculou recentemente, a cidade de São Paulo tem um novo espaço de lazer: Arena de Lazer Sambódromo do Anhembi. Em contato com a prefeitura, a SASP informou nossos leitores sobre atividades referentes ao Carnaval no espaço e no objeto da Arena Lazer.

O projeto prevê áreas de lazer durante período que o espaço do Sambódromo não é utilizado para o Carnaval, porém também utilizará o espaço para a valorização do carnaval e escolas de samba. A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTuris, informou a reportagem da SASP que haveria um espaço no Setor J do Sambódromo com uma exposição cultural sobre o Carnaval, com parceria da Liga das Escolas de Samba de São Paulo. Os detalhes serão divulgados mais próximo da inauguração da Arena de Lazer – Sambódromo.

Na tarde de ontem, 29/10, a LIGA-SP detalhou um pouco mais sobre as ações neste espaço, que mesclará lazer e cultura.

A ocupação dedicada às escolas de samba na Arena de Lazer Sambódromo do Anhembi vai ser inaugurada no sábado 31/10, com exposição de pavilhões, maquetes de alegorias, esculturas, painéis informativos e instagramáveis, oficinas artísticas, pocket shows, além da exibição de desfiles e documentários do Carnaval paulistano.

Localizado no setor J do sambódromo, o Espaço Cultural do Carnaval ficará aberto para visitação de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita. Até fevereiro de 2021, a ocupação carnavalesca vai oferecer diferentes experiências ao público, a começar pela exposição de inauguração, que vai trazer informação e conhecimento sobre os saberes e fazeres das práticas carnavalescas, que têm o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo.

Os visitantes vão encontrar esculturas usadas em desfiles, além das maquetes das alegorias que passaram pelo sambódromo. Para garantir a selfie, tem espaços instagramáveis. Os pavilhões das 34 agremiações filiadas e o da prória Liga-SP também farão parte da mostra. Painéis informativos sobre a estrutura de um desfile de escola de samba, o mapa de localização das entidades e informações sobre seus projetos socioculturais compõem a estrutura.

Nos próximos meses, o Espaço Cultural do Carnaval no sambódromo do Anhembi vai abrigar, também, um telão para exibição de desfiles e documentários sobre o Carnaval, uma exposição de fantasias, oficinas artísticas e palestras gratuitas — já a partir de dezembro de 2020 —, e pocket shows das agremiações no recuo da bateria, aos finais de semana.

O Projeto Parque Anhembi

A SPTuris afirmou que a obra para montar uma área de lazer no Anhembi já foi iniciada com a adaptação dos 100 mil metros quadrados de área em um espaço multiuso. A passarela do samba se tornará área de caminhada. O contorno do sambódromo será uma ciclofaixa com 2 quilômetros de extensão.

O setor A vai abrigar piscina de surfe e quadra de futevôlei. Logo em frente, será feito um memorial com exposições em parceria com a Liga das Escolas de Samba. O setor B terá foodtrucks e uma área pet em frente. No outro extremo do sambódromo será construído uma área para skate, patins e patinete.

O prefeito explicou como será a operação financeira para bancar os custos. “O investimento total é de R$ 350 mil, a custo zero para a prefeitura porque são contratos de manutenção que a SPTuris e parceiros privados que estão colaborando, doando para a cidade de São Paulo. A expectativa é a de que o custo de manutenção seja de R$ 300 mil, e o espaço já entra na concessão do Anhembi.”

Botequim da SASP