Conforme equipe da SASP veiculou recentemente, a cidade de São Paulo tem um novo espaço de lazer: Arena de Lazer Sambódromo do Anhembi. Em contato com a prefeitura, a SASP informou nossos leitores sobre atividades referentes ao Carnaval no espaço e no objeto da Arena Lazer.
O projeto prevê áreas de lazer durante período que o espaço do Sambódromo não é utilizado para o Carnaval, porém também utilizará o espaço para a valorização do carnaval e escolas de samba. A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTuris, informou a reportagem da SASP que haveria um espaço no Setor J do Sambódromo com uma exposição cultural sobre o Carnaval, com parceria da Liga das Escolas de Samba de São Paulo. Os detalhes serão divulgados mais próximo da inauguração da Arena de Lazer – Sambódromo.
Na tarde de ontem, 29/10, a LIGA-SP detalhou um pouco mais sobre as ações neste espaço, que mesclará lazer e cultura.
A ocupação dedicada às escolas de samba na Arena de Lazer Sambódromo do Anhembi vai ser inaugurada no sábado 31/10, com exposição de pavilhões, maquetes de alegorias, esculturas, painéis informativos e instagramáveis, oficinas artísticas, pocket shows, além da exibição de desfiles e documentários do Carnaval paulistano.
Localizado no setor J do sambódromo, o Espaço Cultural do Carnaval ficará aberto para visitação de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita. Até fevereiro de 2021, a ocupação carnavalesca vai oferecer diferentes experiências ao público, a começar pela exposição de inauguração, que vai trazer informação e conhecimento sobre os saberes e fazeres das práticas carnavalescas, que têm o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo.
Os visitantes vão encontrar esculturas usadas em desfiles, além das maquetes das alegorias que passaram pelo sambódromo. Para garantir a selfie, tem espaços instagramáveis. Os pavilhões das 34 agremiações filiadas e o da prória Liga-SP também farão parte da mostra. Painéis informativos sobre a estrutura de um desfile de escola de samba, o mapa de localização das entidades e informações sobre seus projetos socioculturais compõem a estrutura.
Nos próximos meses, o Espaço Cultural do Carnaval no sambódromo do Anhembi vai abrigar, também, um telão para exibição de desfiles e documentários sobre o Carnaval, uma exposição de fantasias, oficinas artísticas e palestras gratuitas — já a partir de dezembro de 2020 —, e pocket shows das agremiações no recuo da bateria, aos finais de semana.
O Projeto Parque Anhembi
A SPTuris afirmou que a obra para montar uma área de lazer no Anhembi já foi iniciada com a adaptação dos 100 mil metros quadrados de área em um espaço multiuso. A passarela do samba se tornará área de caminhada. O contorno do sambódromo será uma ciclofaixa com 2 quilômetros de extensão.
O setor A vai abrigar piscina de surfe e quadra de futevôlei. Logo em frente, será feito um memorial com exposições em parceria com a Liga das Escolas de Samba. O setor B terá foodtrucks e uma área pet em frente. No outro extremo do sambódromo será construído uma área para skate, patins e patinete.
O prefeito explicou como será a operação financeira para bancar os custos. “O investimento total é de R$ 350 mil, a custo zero para a prefeitura porque são contratos de manutenção que a SPTuris e parceiros privados que estão colaborando, doando para a cidade de São Paulo. A expectativa é a de que o custo de manutenção seja de R$ 300 mil, e o espaço já entra na concessão do Anhembi.”