Por Douglas Soares,
O Grupo 2 da UESP abriga 12 agremiações do Carnaval de São Paulo, os desfiles acontecem na Avenida Eliseu de Almeida no Butantã, nos dias 11 e 12 de Fevereiro com acesso gratuito ao público.
Na primeira noite a Unidos de São Lucas que já desfilou entre as grandes no Grupo Especial em 2001 e 2002 fará a abertura dos desfiles com uma homenagem à cidade de Santo André – “Da Vila Paranapiacaba ao polo petroquímico. Santo André engrenagem do samba”. Em seguida é a vez da atual campeã do Grupo 3, a Acadêmicos do Ipiranga do carnavalesco Pedro Pinotti que trará o enredo: “No Tijuco o canto da riqueza”.
A tradicional Flor da Vila Dalila tem Mauro Xuxa como carnavalesco e aposta na sua experiência para voltar a desfilar no Anhembi, o enredo da escola é “A Divina arte de se comunicar”. A Prova de Fogo foi rebaixada em 2017 e busca retomar o seu lugar com o enredo: “Ô Abram Alas que eu quero passar, Prova de Fogo canta Chiquinha Gonzaga, a matriarca da música popular brasileira”.
A Primeira da Cidade Líder é uma das escolas da nova geração que desperta a curiosidade de muitos sambistas por causa da ascensão meteórica, a agremiação foi penalizada por 5 anos sem poder desfilar (Entre 2010 e 2015), retornando em 2016 ao Grupo 4 quando foi Vice-Campeã, em 2017 já no Grupo 3 fez um ótimo desfile e alcançou o Vice-campeonato e mais um acesso, neste ano a escola busca ir mais longe com o enredo “O Milagre do Sertão”. Encerrando a primeira noite a Acadêmicos de São Jorge pede passagem e apresenta o seu carnaval afro com o enredo “Ifé… Terra sagrada dos deuses. Berço da civilização Yorubá”, do carnavalesco Robson Silva.
Na segunda-feira de carnaval é a vez do desfile dos Boêmios da Vila com o enredo: “Da natureza ao carnaval. Tudo se recria, nada se perde, tudo se transforma até em fantasia”, a escola mais uma vez contará com J. Ivo Brasil assinando o desfile. A União Independente da Zona Sul está no Grupo 2 desde 2015 após ter sido campeã do Grupo 3, a escola convida a todos da avenida para um baile de Halloween através do tema “União Independente da Zona Sul em… Uma noite de Halloween”.
No carnaval 2017 a União Imperial ficou atrás da Brinco da Marquesa apenas 0,1 décimo, ficando assim com a 3ª Colocação, mas neste ano a escola do Jardim Popular quer o título e trará o enredo “Um voo anunciador… A separação eterna do dia e da noite”. A Império Lapeano conta com uma ajuda Super-Especial neste carnaval – “A Império pediu, a Liga da Justiça se uniu”!
A Unidos do Vale Encantado que ficou com a 10ª colocação do Grupo 2 em 2017 quer fazer diferente este ano e brigar na parte de cima na hora da apuração com o enredo: “Vale encantado e seus guerreiros na transversal do tempo”. A Flor de Liz foi a Vice-Campeã do Grupo 2 em 2016 e desfilou no Grupo 1 em 2017 e acabou sendo rebaixada, a agremiação da Zona Sul será a última a desfilar e promete levar o público à uma viagem pra lá de divertida com o enredo: “Viagem Pitoresca de um Rei da terra do Mandacaru”.
+ Ouça todos os sambas do grupo 2 da UESP
Confira a Ordem dos desfiles do Grupo 2
Local: Butantã – Av. Eliseu de Almeida
Domingo 11 de Fevereiro de 2018
19h – Abertura: AFOXÉ ILE ACHE OMO ODE
- 20h20 – Unidos de São Lucas
- 21h00 – Acadêmicos do Ipiranga
- 21h40 – Flor da Vila Dalila
- 22h20 – Prova de Fogo
- 23h00 – Primeira da Cidade Líder
- 23h40 – Acadêmicos de São Jorge
Segunda-feira 12 de Fevereiro de 2018
- 20h20 – Boêmios da Vila
- 21h00 – União Independente da Zona Sul
- 21h40 – União Imperial
- 22h20 – Império Lapeano
- 23h00 – Unidos do Vale Encantado
- 23h40 – Flor de Liz