Home > Carnavais > “É preciso muito mais do que boas ideias e bom gosto para se ganhar um carnaval” – Confira a entrevista com Sidnei França, carnavalesco da Gaviões da Fiel!

“É preciso muito mais do que boas ideias e bom gosto para se ganhar um carnaval” – Confira a entrevista com Sidnei França, carnavalesco da Gaviões da Fiel!

Spread the love

O carnaval de 2017 foi de grandes emoções, surpresas e sambas, e 2018 não será diferente. Depois das mudanças tradicionais nas agremiações a Gaviões da Fiel anunciou que seu carnavalesco para o próximo desfile seria Sidnei França, ele que trabalhou por anos na Mocidade Alegre, lá foi campeão e em 2017 realizou um dos desfiles mais aguardados e falados das agremiações do Grupo Especial homenageando Nossa Senhora Aparecida e os 300 anos da aparição de sua imagem na Unidos de Vila Maria, apesar do sétimo lugar será um desfile que ficará sempre na memória dos sambistas.

Sua chegada a Gaviões foi anunciada, logo em seguida Sidnei desenvolveu um enredo para homenagear a cidade de Guarulhos, o projeto de 2018 da Gaviões se chamará Guarus… Na Aurora da Criação a Profecia Tupi – Prosperidade e Paz aos Mensageiros de Rudá e já conta com um dos sambas mais elogiados da safra de 2018, o desafio agora é o desenvolvimento do trabalho para que esse seja mais um desfile memorável na carreira do carnavalesco e na história da Gaviões da Fiel. A redação da SASP conversou com Sidnei para falar sobre esse desafio e também sobre como está o andamento dos trabalhos no barracão da escola:

“Encaro esse desafio com muita tranquilidade… Afinal, o resultado de um desfile é a somatória de nove quesitos… Procuro oferecer sempre um projeto com a melhor qualidade possível, de acordo com a minha visão criativa e no intuito de que o êxito seja pleno, mas o resultado é consequência de uma série de fatores (estrutura, planejamento, viabilidade financeira)… Com o passar do tempo percebemos que ninguém – direção, carnavalesco, segmentos, comunidade – idealiza um projeto no intuito de não obter o pódio, mas são as questões citadas acima que determinam o grau de assertividade… É preciso muito mais do que boas ideias e bom gosto para se ganhar um carnaval, e sim disciplina total no foco da busca pelo resultado”.

Campeã nos anos de 1995, 1999, 2002 e 2003 a escola enfrentou alguns problemas (incluindo dois rebaixamentos para o Grupo de Acesso) depois do último campeonato e desde então não repetiu o feito para obter o quinto título, Sidnei falou sobre a grande história dessa comunidade e sobre a expectativa para que o carnaval de 2018 seja mais uma vitória para ambos.

– “Vejo os Gaviões da Fiel com imenso respeito e reverência pela sua grandiosidade, pelo seu povo apaixonado, pela sua história grandiosa no carnaval paulistano. Pelo que noto nesses meses de trabalho rumo ao carnaval 2018, a escola precisa de renovação e autoestima. Não me coloco como salvador da pátria, até porque seria muita pretensão da minha parte me por nessa condição, mas me considero parte de uma busca pelo resgate de carnavais impactantes e momentos marcantes na passarela do samba. Assim como a renovação da comissão de frente, por exemplo, me coloco como parte de uma engrenagem em busca do encaixe perfeito. Enfim, que eu possa contribuir com meu trabalho para que os Gaviões da Fiel tenham um carnaval 2018 que orgulhe toda a nação alvinegra, tão apaixonada e orgulhosa de sua trajetória no carnaval paulistano!”.

– Conheça mais o enredo da Gaviões da Fiel para o carnaval de 2018!

O enredo de 2018 se afasta do habitual e apesar de homenagear uma cidade, não será apresentado como os conhecidos “enredos CEP”, Guarulhos será mostrada em uma visão indígena, contando uma história como o próprio Sidnei pediu aos compositores a alguns meses na explanação do enredo. E sobre os trabalhos no barracão o carnavalesco nos falou sobre o andamento do projeto:

– “O trabalho está sendo realizado com imensa dedicação e entrega de minha parte e pela diretoria da escola, que faz o possível para que o projeto idealizado por mim seja apresentado em sua totalidade. Confiamos todos muito na força desse desfile, que há de ser assimilado, compreendido e valorizado pelo público que aguarda – e merece – um desfile digno da grandiosidade do nosso carnaval”

Faltando 44 dias para o início dos desfiles, Sidnei deixou uma mensagem para os leitores da SASP e para a comunidade da Gaviões da Fiel agradecendo a confiança e o respeito que lhe foi dado.

– “Agradeço muito todo o apoio, confiança, incentivo e respeito que recebo do público sambista em geral, em especial aos sambistas dos Gaviões da Fiel, que merecem dedicação e carinho com o projeto que representa o sonho de uma nação… Que todos nós, juntos, possamos realizar um grandioso carnaval… Avante, sambistas paulistanos… Vamos fortalecer nosso carnaval, com mais união e respeito… Rumo a 2018!”. finalizou Sidnei.

Ouça abaixo o samba oficial da agremiação para 2018 na voz do seu intérprete Ernesto Teixeira e continue acompanhado as notícias da Gaviões da Fiel aqui na SASP.

Botequim da SASP