O governador João Doria (PSDB) anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (29), que o próximo feriado de carnaval, marcado para o dia 16 de fevereiro, está oficialmente cancelado em todo o Estado de São Paulo.
O mesmo acontece com o ponto facultativo até então decidido para a data anterior: a segunda-feira, dia 15, será considerada igualmente útil pelo governo paulista, com o objetivo de que aglomerações sejam evitadas.
Em coletiva de imprensa, o governador foi categórico: “não é razoável que festividades venham a ocorrer em um momento tão trágico como esse, onde o Brasil vive em plena segunda onda da covid-19”.
“Não estamos impedindo as pessoas de viajarem, mas, está decidido: não teremos carnaval em todo o Estado de São Paulo”, completou. A decisão faz parte da 20ª atualização do Plano São Paulo.
“Tomamos essa decisão porque entendemos ser o mais correto pela saúde, para seguir com o arrefecimento da pandemia por todo o estado de São Paulo”, disse Marco Vinholi, secretário de desenvolvimento regional, na coletiva. “As prefeituras também têm essa prerrogativa, no que tange aos serviços municipais. A prefeitura municipal da capital de São Paulo também já suspendeu o ponto facultativo.”
A gestão de Bruno Covas (PSDB), prefeito de São Paulo, e João Doria (PSDB), governador do estado, mantém a obrigatoriedade de funcionamento de empresas e órgãos nos dias 15 e 16 de fevereiro, respectivamente segunda e terça-feira de Carnaval.