Home > Carnavais > Carnaval 2019 > Pérola Negra é a campeã do Acesso e retorna ao grupo Especial com a vice-campeã Barroca Zona Sul

Pérola Negra é a campeã do Acesso e retorna ao grupo Especial com a vice-campeã Barroca Zona Sul

Spread the love

Com uma reviravolta na apuração, a Pérola Negra contrariou as expectativas, se tornou a campeã do Grupo de Acesso e voltou a principal divisão do carnaval. A escola da Vila Madalena faturou o título do grupo, seguido pela Barroca Zona Sul, que ficou na segunda colocação.

A apuração começou com a Independente e a Barroca na liderança da classificação. Mas ao longo das notas a escola tricolor caiu, principalmente no quesito Comissão de Frente e perdeu a vaga. A Joia Rara do Samba cresceu, se manteve regular e mesmo faltando um quesito a ser apurado a Vila Madalena já estava aos gritos de “É campeão”.

Com o enredo: “Da majestosa África, tu és negra mulher guerreira a verdadeira Pérola Negra“. Um enredo que exalta a força da mulher negra. Com um desfile regular, com uma forte Harmonia e uma escola preparada a Vila Madalena voltou ao grupo especial.

A Nenê de Vila Matilde e a Independente foram duas escolas que em determinados momentos estavam entre as duas melhores colocadas e também brigaram pelo acesso.

Uma bela surpresa foi a Mocidade Unida da Mooca, que em 32 anos disputou pela primeira vez o Grupo de Acesso e fez um justo desfile, com uma honrosa quinta colocação, que enche a comunidade de esperança para os próximos carnavais.

A tradicional Camisa Verde e Branco e a Leandro de Itaquera não fizeram desfiles que agradaram os julgadores. Ambas escolas beiraram o rebaixamento, mas pelas fracas notas do Peruche em Alegoria conseguiram se manter.

A rebaixada para o Acesso 2 (Terceira divisão) foi a Filial do Samba. A Unidos do Peruche, uma das primeiras escolas de samba da cidade não vive bons momentos e em 2019 não foi difente. A escola amargou um duro rebaixamento pela segunda vez consecutiva, e desfilará na segunda-feira de carnaval em 2020.

A classificação final do Grupo de Acesso de 2019 ficou:

1º Pérola Negra 269,5
2º Barroca Zona Sul 269,3
3º Nenê de Vila Matilde 269,1
4º Independente Tricolor 268,9
5º Mocidade Unida da Mooca 269,6
6º Camisa Verde e Branco 269,6
7º Leandro de Itaquera 268,2
8º Unidos do Peruche 268 (rebaixada)

Botequim da SASP